UFC e universidade britânica pesquisam sobre violência

A Professora Lynne Cameron (Open University, Inglaterra) encontra-se em Fortaleza cumprindo agenda de atividades de pesquisa na Universidade Federal do Ceará até o dia 27.

A visita resulta de parceria da UFC com a Open University, do Reino Unido, que está viabilizando a implementação do Projeto sobre Conceitualização de Violência, através do Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento / Cognição e Linguística (GELP/COLIN).

A professora Lynne Cameron auxiliará o Programa de Pós-Graduação em Linguística a se familiarizar com o ATLAS.ti, um software utilizado na organização de dados de pesquisa qualitativa. As reuniões acontecerão nas salas de aula da Pós-Graduação em Linguística, no térreo do bloco dos departamentos de Literatura e Letras Vernáculas, na área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica.

Na sexta-feira (18), das 18h às 20h, ela ministrará conferência dentro dos Seminários Linguísticos, intitulada “Usando Metáforas na Investigação de Respostas à Violência”. Na segunda-feira (21), pela manhã e à tarde, haverá treinamento do ATLAS.ti e na utilização da metodologia empregada na pesquisa. O encontro é aberto a interessados em trabalhar em pesquisas qualitativas com o uso daquele software e ocorrerá na Pós-Graduação em Linguística.

Na sexta-feira (25), ela ministra palestra no Auditório da Faculdade Estácio de Sá/ FIC (Rua Visconde de Mauá, 1940 - Aldeota), às 10h, com a presença de representantes da Segurança Pública do Estado. O tema da palestra será sobre violência urbana no Brasil, como surge o sentimento de insegurança nas pessoas e como elas o verbalizam.

O Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento (GELP) é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC e objetiva investigar o funcionamento da cognição humana. O Grupo busca compreender a relação entre linguagem e pensamento a partir de resultados obtidos na área das Ciências Cognitivas.

Mais informações sobre a pesquisa no endereço eletrônico: www.open.ac.uk/researchprojects/livingwithuncertainty. O site do GELP é: www.gelp-colin.ufc.br.

Fonte: Ana Cristina Pelosi, Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC e Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Linguagem e Pensamento / Cognição e Linguística (GELP/COLIN) - fones: 85 3366 7624 / 85 3366 7627

Atualizado em ( 25-Mar-2011 )