Dia dos Direitos do Consumidor é comemorado

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi lembrado nessa terça-feira (15), numa iniciativa do Movimento Mundial de Consumidores. No Ceará, haverá atividades por toda esta semana.

A abertura dos trabalhos foi às 14 horas, na Assembleia Legislativa, onde aconteceu a audiência pública “Planos de Saúde” (enfocando o idoso).

O Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar da Universidade Federal do Ceará, que preside o Fórum Permanente de Defesa do Consumidor do Estado do Ceará (FPDC), promove, junto com demais integrantes do Fórum, extensa programação até o dia 18 de março.

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi celebrado pela primeira vez em 1983. Desde então, essa data a cada ano se tornou uma importante ocasião para mobilizar a sociedade civil em torno de questões que são de interesse dos povos do mundo inteiro.

Dando continuidade à programação, no dia 16 haverá ação social no Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI– Lagamar), das 9h às 13h. No dia 17, ocorrerá seminário com o tema “Maior proteção para quem mais precisa”. Os palestrantes serão o professor Cristiano Heineck Schmitt (UFRGS) e a promotora Vanja Fontenele (Promotoria de Justiça do Idoso e da Juventude).

O evento será na Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1200 - Centro), pela manhã e à tarde. A inscrição, gratuita e dá direito a certificado, pode ser feita no Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar, no Educon e na Escola Superior do Ministerio Publico.

Finalizando a programação, dia 18 será realizado um dia de atendimento na Praça do Ferreira, das 9 às 13 horas. O Fórum Permanente de Defesa do Consumidor do Ceará é composto pela seguintes instituições: Universidade Federal do Ceará/ Educon (Presidente), Vigilância Sanitária do Municipio (Vice-Presidente), Associação Brasileira de Economistas Domesticos (ABED), Procon Municipal, Procon Estadual, Procon Assembleia, Defensoria Publica, IPEM, Associação dos Advogados do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará e Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

Fonte: Shandra Aguiar, do Núcleo de Educação do Consumidor e Administração Familiar - Educon /UFC - fone: 85 3366 9474

Atualizado em ( 21-Mar-2011 )