Estudantes de Licenciatura em Libras colam grau hoje

Um grupo de 47 estudantes – sendo 44 surdos – do curso de Licenciatura em Letras / Língua Brasileira de Sinais (Libras) cola grau nesta sexta-feira (11), às 18h, no auditório da Fábrica de Negócios (Avenida Monsenhor Tabosa, 740).

Pioneiro no Brasil, o curso foi oferecido na modalidade a distância e coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em con-vênio com mais nove instituições federais de ensino superior, dentre as quais a UFC.

A Libras é utilizada como primeiro "idioma" das pessoas surdas – e não a Língua Portuguesa, como se costuma pensar. Por isso, é através dela que se constitui o processo de ensino-aprendizagem de quem possui deficiência na audição.

A graduação em Letras/Libras constitui uma ação de inclusão que faz emergir o importante debate sobre as políticas linguísticas ainda pouco visíveis.

De acordo com a titular da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e uma das coordenadoras do curso, Profª Vanda Leitão, a iniciativa "afirma a identidade e a cultura de um contingente de brasileiros que, por tantos anos, foi mantido submerso na discriminação, marginalização, indiferença e exclusão".

Fonte: Profa. Vanda Leitão, coordenadora da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fone: 85 3366 7660