Professor da Universidade de Cornell apresenta seminário na UFC

Acontece na próxima terça-feira (29), a partir das 17h, no anfiteatro do Bloco 940 - Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, no Campus do Pici, da UFC, seminário apresentado pelo Prof. Hector Abruña, Diretor do Centro de Materiais de Energia (emc2) e do Centro de Interface Molecular (cmi) da Universidade de Cornell (Nova York, EUA).

O seminário, cujo tema será "Materiais avançados para geração de energia elétrica e armazenamento: células de combustível, baterias e super-caps" (em tradução livre), é promovido pelo Curso de Pós-Graduação em Química da UFC.

Referência internacional, o Prof. Abruña foi chefe do Departamento de Química e Química Biológica, na Universidade de Cornell, de 2004 a 2008. Recebeu diversos prêmios, incluindo premiações das fundações Guggenheim, Fulbright e Nacional de Ciências. Da Sociedade Americana de Química, recebeu o prêmio de eletroquímico do ano de 2008 e o prêmio C. N. Reilley em eletroquímica, em 2007.

No mesmo ano, foi eleito membro da Sociedade Americana para o Progresso da Ciência, da Academia Americana de Artes e Ciências e da Sociedade Internacional de Eletroquímica. Em 2009, recebeu o prêmio D. C. Grahame, da Sociedade Eletroquímica. Mais recentemente, em setembro de 2011, o Prof. Abruña recebeu a medalha de Faraday, da seção de eletroquímica da Sociedade Real Inglesa. Ele ainda é co-autor de mais de 370 publicações e já proferiu mais de 500 palestras em todo o mundo.

Fonte: Profª Izaura Cirino Nogueira Diógenes, da Pós-Graduação em Química da UFC - (fone: 85 3366 9166)