Núcleo Tramas promove Seminário sobre Ciência e Emancipação

O Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), grupo de pesquisa interdisciplinar da UFC, promove o II Seminário Tramas, enfocando o tema Ciência e Emancipação. Será nessa quinta-feira (24), às 8h30min, na Faculdade de Medicina da UFC (Bloco Didático - Sala D – 1º andar).

A Faculdade fica na Rua Prof. Costa Mendes, 1608, Rodolfo Teófilo, Campus de Porangabuçu. O encontro é aberto ao público.

O coordenador da mesa será o Prof. Ursino Neto, da Faculdade de Medicina/UFC. No encontro, a Profª Susana Jimenez falará sobre "O Conceito de Emancipação Humana à luz da Ontologia Marxiana". Ela é Coordenadora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) da Faculdade de Educação da UFC.

Também como palestrante convidada estará a Profª Lia Giraldo da Silva Augusto, do Centro de Pesquisas Aggeo Magalhães / Fundação Oswaldo Cruz, de Pernambuco, que discorrerá sobre "Desafios da Ciência com vistas à Emancipação Humana".

Por fim, Lourdes Vicente, do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), falará sobre o "GP-M21: Novas formas de Relação entre Academia e Movimentos Sociais". O GP-M21 é o Grupo de Pesquisa - Movimento 21, que reúne associações, sindicatos, grupos de pesquisa e trabalhadores rurais para estudar questões de violência no campo. O número 21 refere-se à data do assassinato do líder comunitário e ambientalista Zé Maria do Tomé, de Limoeiro do Norte (21 de abril de 2010). Ele denunciava o uso indiscriminado de agrotóxicos na lavoura. Até hoje o crime continua impune.

Fonte: Profª Raquel Rigotto, coordenadora do Núcleo Tramas - (fone: 85 3366 8045)