Dançarinos do Boi Garantido de Parintins ministram oficina no Iefes

O Grupo de Dança Popular Oré Anacã, do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará, promove quinta-feira (24) uma oficina com a presença de dois dançarinos do tradicional Boi Garantido de Parintins, do Amazonas. A programação é direcionada aos estudantes da disciplina Folclore e Cultura Popular.

As coreografias da oficina fazem parte do repertório que será apresentado no Festival de Parintins, a ser realizado no final de junho. Em março deste ano, os alunos da mesma disciplina tiveram a oportunidade de vivenciar a cultura dos orixás com a Profª Nadir Nóbrega, da Universidade Federal de Alagoas.

Para o Prof. Marcos Campos, coordenador do grupo Oré Anacã e professor da disciplina Folclore e Cultura Popular, "a promoção de oficinas como esta ajuda a formar agentes multiplicadores das culturas negra e indígena, elementos que compõem grande parte da identidade brasileira". Ele lembra que essa atividade atende as exigências da Lei 11.645, que trata da inclusão de temáticas da história da cultura afro-brasileira e indígena no meio escolar.

No dia 29 de maio, serão lançados na Livraria Cultura (Av. Dom Luís, 1010 - Meireles), às 19h, CD e DVD Tradição Garantido 2012, que, em Fortaleza, teve como principal articulador o Prof. Ferreira Júnior, colaborador do Boi Garantido.

Fonte: Coordenação do Curso de Educação Física da UFC - (fone: 85 3366 9533 / 3366 9217)