Câmara dos Vereadores cria Medalha Grasiela Teixeira Barroso

Reconhecendo a atuação da Professora Emérita da Universidade Federal do Ceará e fundadora, em 1988, do Programa Especial de Treinamento (PET) de Enfermagem da Instituição, pioneiro do Brasil nessa área, a Câmara dos Vereadores de Fortaleza criou a Medalha Grasiela Teixeira Barroso. A cada ano, três personalidades da Enfermagem cearense, entre profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares, serão homenageadas pelo parlamento municipal.

Na última segunda-feira (14), os primeiros agraciados a receber a honraria representaram três segmentos: a Profª Maria Dalva Santos Alves, Chefe do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC, na categoria "Ensino e formação profissional"; Jacqueline Dantas Sampaio, na categoria "Assistência/Gestão/Pré-atendimento"; e Osvaldo Albuquerque Sousa Filho, do Conselho Federal de Enfermagem, representando a categoria "Políticas Profissionais".

A Profª Grasiela Teixeira Barroso foi consultora do Ministério de Educação e Cultura. Em 1994, recebeu o título de Professor Emérito da UFC. Em 2001, foi agraciada com o Mérito de Personalidade, pelo apoio prestado ao engrandecimento da Enfermagem no Ceará, pela ABEn - Seção Ceará. Ao longo de sua vida profissional, recebeu 39 prêmios e homenagens. A proposição da Medalha Grasiela Teixeira Barroso foi do médico e vereador Iraguassú Teixeira.

Fonte: Departamento de Enfermagem da UFC – (fone: 85 3366 8455)