Apresentação de dança marca três anos do Programa CASa

Marcando os três anos de atividade do Programa Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa – CASa, será realizada hoje (15), às 19h30min, no Hall da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici, a apresentação do grupo de dança “Oré Anacã”,  com o espetáculo “Danças Brasileiras”. A atividade é promovida pela “CASa de Artes”, vertente de atuação do Programa CASa.

Reunir docentes e discentes na promoção e troca de experiências: com esse objetivo nascia, em 15 de maio de 2009, o Programa CASa. Coordenada pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará, a iniciativa de formação docente teve início com os professores em estágio probatório nos campi de Fortaleza, Quixadá, Sobral e Cariri.

Hoje, há 750 professores em estágio probatório, além de estudantes bolsistas de graduação e de pós-graduação (PROPAG) participando do programa. Ao longo desse período, mais de 500 professores ingressaram no projeto e, ao todo, quase mil pessoas passaram pelas atividades realizadas pelo CASa.

Nos três primeiros anos após a posse, as atividades de formação continuada para a docência no ensino superior são obrigatórias para o professor com carga horária de 64 horas a ser cumprida ao longo de até três anos. A Prograd desenvolveu o programa para atender a esta obrigatoriedade, além de contribuir com a formação continuada de todos os professores da UFC. “A ideia inicial era receber as centenas de novos docentes que estavam chegando, desde 2008, e convidá-los para refletir sobre seus projetos e suas práticas; mas agora, ao completar três anos de sua instalação, temos clareza de que, todos juntos, transformamos aquele projeto numa realidade”, afirma o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida. Atualmente, o Programa desenvolve suas ações dentro das vertentes “CASa de Artes”, “CASa de Ciência”, “CASa de Filosofia” e “CASa de Religião”.

Mais informações sobre o CASa no site do Programa.

Fonte: Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação - (fone: 85 3366 7498)