Simpósio no Campus do Benfica vai debater uso ritual da ayahuasca

Assunto raro na academia, a utilização da ayahuasca, bebida com propriedades psicoativas feita a partir das plantas Banisteriopsis caapi (mariri) e Psychotria viridis (chacrona) - usada tradicionalmente em rituais indígenas, xamânicos e religiosos na América do Sul - poderá ser mais bem conhecida durante o simpósio "O uso ritual da ayahuasca em perspectiva: Expansão, lei e saúde".

O encontro interdisciplinar acontece no próximo dia 25, às 10h, no Auditório Luís de Gonzaga, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará.

Depois de três exposições sobre as diferentes questões relativas ao uso ritual da substância, haverá debate e o lançamento oficial no Brasil do livro "The internationalization of ayahuasca", recentemente publicado pela LIT Verlag, em Zurique. O simpósio é aberto ao público e não é necessário fazer inscrição.

As apresentações serão feitas por três convidados: Beatriz Caiuby Labate (Bia Labate), doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falará sobre "A ayahuasca em um contexto global: Controvérsias, debate público e regulamentação"; Luís Fernando Tófoli, doutor em Medicina/Psiquiatria pela Universidade de São Paulo e professor do curso de Medicina da UFC em Sobral, que tratará da "Segurança do uso da ayahuasca do ponto de vista biomédico"; e Sérgio Brissac, doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, analista de Antropologia e perito do Ministério Público Federal, que fará apresentação sobre "Etnomedicina hoasqueira: o uso tradicional dos 'nove vegetais' pela União do Vegetal".

O debate será coordenado pela Profª Isabelle Braz, do Departamento de Ciências Sociais da UFC. Na mesa, como debatedor, estará também Joel Porfírio Pinto, médico psiquiatra e preceptor do internato em Saúde Mental da Universidade de Fortaleza e da Residência do Hospital de Saúde Mental de Messejana. Ele é mestre em Saúde Mental (USP).

Fonte: Profª Isabelle Braz, do Departamento de Ciências Sociais da UFC - (fone: 85 3366 7419 / 3366 7416)