Velório do Prof. José Alves Fernandes acontece até 15h

Faleceu na tarde desta quinta-feira (17), aos 79 anos, o bibliófilo e professor José Alves Fernandes, docente aposentado o Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa (onde foi Presidente de 31 de março de 1990 a 10 de abril de 1992), José Alves é autor do Dicionário Cronológico da Língua Portuguesa, ainda inédito, no qual rastreia a origem das palavras.

Entre a sua produção escrita, está a colaboração para o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e para o Atlas Linguístico do Estado do Ceará (Edições UFC), além da elaboração do Dicionário de Formas e Construções Opcionais da Língua Portuguesa (Edições UFC).

Seu corpo está sendo velado na Funerária Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688 – Aldeota). Às 15h, será rezada missa de corpo presente. O sepultamento, em seguida, será no Cemitério Parque da Paz (Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 4454 - Passaré). José Alves também era professor aposentado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Para o Prof. José Alves Fernandes, o fortalecimento da língua dependia mais de investimentos em educação do que de reformas ortográficas. Em maio de 2010, quando do lançamento do Atlas Linguístico do Estado do Ceará, ele afirmou que a obra privilegiava os distintos falares, sendo um retrato da variedade do vocabulário e da pronúncia de nosso Estado. "Os cearenses têm dificuldade em pronunciar palavras proparoxítonas. 'Estômago' tem 14 formas diferentes de pronúncia além da oficial, assim como a palavra 'nádega' tem 21 pronúncias no Ceará", exemplificou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)