Festival Cine Ceará promove mostras no Theatro José de Alencar

Com o tema "Lutas Sociais na América Latina", a 22ª edição do Cine Ceará, uma promoção da Universidade Federal do Ceará através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, foi aberta sexta-feira (1º), no Theatro José de Alencar. A programação segue até 8 de junho, em diversos espaços.

Haverá ainda a entrega do Troféu Eusélio Oliveira a personalidades que contribuem com o desenvolvimento da indústria cinematográfica no Brasil. Nesta edição do Festival, serão homenageados o ator Marco Nanini, a produtora Lucy Barreto e o Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias.

Programado para o período de 1º a 8 de junho, o Cine Ceará 2012 traz uma diversidade de espaços para a programação. Haverá exibições – além do Theatro José de Alencar – também no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Instituto de Cultura e Arte (ICA), Hotel Seara (Av. Beira Mar) e Unifor.

Este ano, 12 produções cinematográficas de sete países (Brasil, Chile, Espanha, Equador, México, Guatemala e Argentina) concorrem ao Troféu Mucuripe na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem. De acordo com Wolney Oliveira, Diretor Executivo do 22º Cine Ceará, os filmes transitam por histórias íntimas, tecidas pela música, poesia e dança, e as narrativas vão do lírico ao humor negro.

Dentro da programação, também acontecem o seminário “Desburocratização do Investimento em Cultura” e as mostras “Melhor Idade”, “Acessibilidade”, “Lutas Sociais na América Latina” e “O 1º Filme a gente nunca esquece”. A programação é gratuita. Serão distribuídos os ingressos antes das exibições, sempre por ordem de chegada.  Mais informações podem ser obtidas no site do Festival.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Festival Cine Ceará - (fone: 85 3258 1001)