PIBID/UFC terá 320 bolsas em 20 projetos selecionados

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou 20 projetos da UFC no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Assim, serão distribuídas 320 bolsas para os estudantes que participarem dos projetos selecionados, 100 a mais que o ofertado atualmente.

O edital de seleção dos novos bolsistas será lançado no dia 16 julho, com a relação das vagas por área do projeto. Os estudantes participantes dos projetos em execução poderão permanecer com bolsa.

As ações dos projetos PIBID/UFC apóiam-se na concepção de professor como profissional reflexivo, que, no exercício da docência, fundamenta-se na “ação-reflexão-ação”, no seu constante aperfeiçoamento. Além disso, estimula a inserção do bolsista de iniciação à docência nas diferentes dimensões da vida escolar, tendo a contextualização e a interdisciplinaridade como princípios pedagógicos norteadores das intervenções.

As ações do PIBID/UFC já contemplaram dois editais: o Edital 02/2009, que envolve as áreas de Filosofia – Campus Cariri, Sociologia, Música e Pedagogia; e o Edital 01/2011, contemplando áreas de Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Música – Campus Cariri, Português e Química.

Os projetos têm a parceria de duas escolas de Ensino Médio e três de Ensino Infantil e Fundamental, em Fortaleza, e de uma escola de Ensino Fundamental e Médio e duas de Ensino Médio, no Cariri.

As ações desenvolvidas pela UFC têm o objetivo de estimular a formação de professores para os ensinos Médio e Fundamental com foco na Educação Infantil, aprimorar a qualidade das ações acadêmicas dos cursos de Licenciaturas da UFC, valorizar a escola pública como espaço de formação dos licenciandos e, ao mesmo tempo, influenciar na melhoria da educação oferecida e contribuir para a formação continuada dos profissionais docentes e estudantes envolvidos nos projetos.

Outras informações podem ser obtidas através do site do PIBID/UFC.

Fonte: Prof. Júlio Francisco Barros Neto, Coordenador de Gestão de Processos Educacionais – PIBID/UFC - (Fone: 85 3366 9796)