UFC lança “Esculturas Sonoras” no Projeto Pôr do Som

A banda de rock instrumental Astronauta Marinho e o grupo Expoca se apresentam hoje (29), às 18h, na 14ª edição do projeto Pôr do Som, da UFC. Os shows serão acompanhados da inauguração das “Esculturas Sonoras Públicas”, no Bosque Moreira Campos (Área 2 do Centro de Humanidades, Benfica).

As “Esculturas Sonoras Públicas” são instrumentos musicais experimentais produzidos pelo artista cearense Narcélio Grud, disponíveis para uso da comunidade universitária. As obras possibilitarão a interação do público com a música, já que qualquer pessoa poderá tocá-las e produzir som. O trabalho de Narcélio Grud foi financiado por edital da Secretaria de Cultura de Fortaleza, lançado em 2010. As obras foram doadas em caráter permanente à UFC.

A inauguração será seguida de apresentação do grupo de música experimental Expoca, ligado ao curso de graduação em Música da UFC. Sob a Coordenação do Professor Elvis Matos, o Expoca trabalha com exercícios de improvisação e reflexão sobre a prática musical, buscando gerar atmosferas sonoras inéditas.

O encerramento da 14ª edição do Pôr do Som ficará com a banda cearense Astronauta Marinho, que se utiliza de guitarras e sintetizadores para atingir diferentes experiências estéticas.

O Pôr do Som é uma oportunidade para quem gosta de música e aprecia um repertório de boa qualidade, principalmente o instrumental. Destinado a alunos de escolas públicas e à comunidade universitária, estimula a formação de plateia, a valorização de grupos instrumentais cearenses e a movimentação da agenda cultural da UFC.

A realização é da Universidade, através do PET-Música e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional. Com patrocínio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Secretaria de Cultura do Município (Secultfor), o projeto começou em 2010 e prevê a realização de recitais didáticos, sempre na última sexta-feira de cada mês letivo, no Bosque Moreira Campos.

Fonte: João Luis Studart, da Coordenação do Projeto Pôr do Som - (Fone: 85 8777 2254)