Reitor recebe o deputado e candidato a prefeito Roberto Cláudio

O Reitor Jesualdo Farias recebeu segunda-feira (2) o deputado estadual Roberto Cláudio (PSB–CE), Presidente da Assembleia Legislativa e candidato a Prefeito de Fortaleza. O parlamentar disse ter uma história de cumplicidade com a Universidade, à qual muito respeita. O Prof. Jesualdo ressaltou o potencial da UFC no sentido de contribuir com a gestão da Capital em diversos setores.

O dirigente também assegurou que a Instituição está aberta a receber todos os candidatos a Prefeito da Capital. Ao abrir a reunião, que contou com a presença de Diretores de Unidades Acadêmicas, o Prof. Jesualdo Farias fez uma exposição das demandas que necessitam de uma participação da Prefeitura nos três campi de Fortaleza.

Ao agradecer a oportunidade do encontro, Roberto Cláudio explicou os motivos pelos quais seu partido (PSB) decidiu lançar candidatura própria ao invés de dar continuidade à aliança com o PT. Estamos assumindo um novo compromisso, novos valores e novas ações, complementou, observando que a ideia não é dividir as pessoas e sim unir a cidade, sem preconceito, convocando todas as pessoas de bem, de qualquer partido.

Reconheceu que com seus dois milhões e 500 mil habitantes, Fortaleza é uma cidade que vive conflitos, problemas e empecilhos, mas é a cidade onde se vive momentos de felicidade e de angústia. Fez um resumo das principais carências da Capital, como o ensino público que se encontra na penúltima colocação entre os 184 municípios do Estado e tem números preocupantes, como o de 110 mil crianças sem acesso a creches e o serviço de saúde. "Sei que a UFC exporta soluções para outras cidades brasileiras e nós não utilizamos o potencial da Instituição", ressaltou Roberto Cláudio, comprometendo-se a construir uma relação institucional definitiva com a Universidade, caso chegue a eleger-se prefeito.

SUGESTÕES – Os professores presentes à reunião apontaram como a UFC pode contribuir com a gestão municipal em diversos aspectos. O Prof. Antonio Salvador da Rocha, Pró-Reitor de Extensão, assegurou que a Universidade está apta a oferecer tecnologia para controle de qualidade das obras públicas, bem como nos processos de coleta seletiva e reciclagem. Sugeriu, ainda, a construção de um Parque Ecológico às margens do Rio Ceará.

Prof. Mauro Pequeno, Diretor do Instituto UFC Virtual, lembrou que se pode contribuir na área de formação de professores, enquanto o Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, Diretor do Centro de Ciências Agrárias, destacou o apoio que a Instituição pode dar no acompanhamento do campo da gestão.

O Prof. Antonio Guimarães, Presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) recordou que os encontros dos candidatos a prefeito com a Universidade se dão desde a época do Ex-Reitor Hélio Leite. Acrescentou também que "depois que se elegem, somem". Guimarães salientou a necessidade de qualquer candidato que seja eleito manter parceria com a UFC de forma organizada e permanente.

Diversos outros temas foram abordados, como o setor cultural, enfatizado pelo Prof. Sandro Thomaz Gouveia, Diretor do Instituto de Cultura e Arte e pelo jornalista Paulo Mamede, coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional. Já o Prof. Ciro Nogueira, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, informou ao candidato que a UFC possui um grupo de pesquisadores cujos estudos são focados na cidade, sob a visão social e histórica.

Representando a Faculdade de Medicina, o Prof. Luciano Moreira ressaltou a importância do Complexo Hospitalar da Instituição (composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand), afirmando que o mesmo não pode ser isolado do sistema de saúde municipal, como acontece atualmente.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fone: 85 3366 7331)