Teatro da Unilab estreia “Auto da Repartição das Almas”

O Grupo de Teatro da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) estreia hoje (9), às 19h, em seu anfiteatro (Av. da Liberdade, 03, Centro - Redenção), o "Auto da Repartição das Almas". O texto é do escritor cearense Alan Mendonça, inspirado no “Auto da Barca do Inferno”, do português Gil Vicente.

A apresentação é gratuita e aberta ao público. Após a peça, haverá um bate-papo envolvendo a plateia, o elenco e os atores Jânio Florêncio e Joyce Custódio que participaram da primeira montagem do Auto em Fortaleza, realizada em 2004.

Através da comédia e do drama, a peça conta a história de um coronel que, no leito de morte, na companhia da esposa infiel, do amigo traidor, de um anjo “torto” e de um diabo “esquisito”, sofre com os comentários inconvenientes, planos para depois de sua morte e carícias entre a esposa e o amigo. Já após a morte, o coronel fica no meio da briga entre o anjo, o diabo e o “parvo”, espécie de tolo, que não concordam sobre a penitência que ele merece. A reação do coronel diante da balbúrdia e uma reflexão sobre sua própria trajetória quando vivo definem o final da peça.

O Grupo de Teatro da Unilab surgiu em julho de 2011 a partir de uma oficina introdutória sobre o Teatro do Oprimido, ministrada pelo diretor teatral e coordenador de Arte e Cultura da Unilab, Fernando Leão. “O objetivo foi envolver estudantes – brasileiros e estrangeiros – e a comunidade do entorno da Universidade em uma atividade artística e comunitária a fim de estimular o amadurecimento do seu potencial estético; problematizar as questões do cotidiano da região; e fomentar a reflexão em torno de temas caros à proposta da Unilab, tais como a lusofonia, a cultura afro-brasileira, a integração do Maciço de Baturité”, explica.

A partir de então, gerou-se o embrião de um Grupo de Teatro da Unilab, integrando as ações regulares da Coordenação de Arte e Cultura (CAC), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. O “Auto da Repartição das Almas” é a primeira peça encenada pelo grupo após muito ensaio e uma pré-estreia no dia 14 de junho, durante o III Circuito Sociocultural da Unilab.

Fonte: Fernando Leão, diretor teatral e Coordenador de Arte e Cultura da Unilab - (fone: 85 3366 1414)