Reitor recebe o senador e candidato a prefeito Inácio Arruda

O Reitor da Universidade Federal do Ceará, Jesualdo Farias, recebeu na manhã de hoje (9) o senador e candidato à Prefeitura de Fortaleza, Inácio Arruda (PCdoB) e o seu vice, o deputado federal Chico Lopes. Em encontro ocorrido na sala de reuniões da Reitoria da UFC, o candidato apresentou propostas de parcerias entre Prefeitura de Fortaleza e a Instituição.

Estiveram presentes integrantes da Administração Superior da Universidade, como Diretores de Centro, chefes de Faculdades e Pró-Reitores. “A Universidade é um espaço que pode ajudar muito a Prefeitura de Fortaleza. Temos aqui profissionais que trabalham questões estratégicas, como trânsito, mobilidade, saúde, cultura, segurança, dentre outros.

A nossa ideia é estreitar as relações. É preciso haver esse diálogo para que possamos contribuir com a cidade”, afirmou o Reitor. Ele destacou ainda pontos estratégicos de trabalho entre a Prefeitura de Fortaleza e Universidade, como o atendimento à saúde no Campus do Porangabuçu e o processo de expansão do Campus do Benfica.

Inácio Arruda relembrou a importância da UFC em sua trajetória, através de parceria técnica com o curso de Arquitetura e Urbanismo, quando representante de associações comunitárias. “Entrei na UFC na Matemática, mas o aprendizado se deu pelo curso de Arquitetura”, declarou. O senador, em sua fala, abordou uma iniciativa que afirma pretender levar adiante caso eleito: a criação da Secretaria de Ciência e Inovação do município. “Fortaleza é uma cidade com mais de dois milhões de habitantes e tem necessidades que exigem a produção de Ciência e Tecnologia. A Universidade pode nos ajudar em projetos de inovação que se agreguem ao desenvolvimento da cidade de Fortaleza”, declarou.

Também foram discutidas ações conjuntas nos campos da agricultura urbana, educação básica, saúde comunitária, meio ambiente, cultura, desenvolvimento social, estágios e programas de extensão da Universidade, que, hoje, somam cerca de 800, atingindo, diretamente, mais de um milhão de pessoas. Diretores de centros e faculdades e assessores da Universidade Federal do Ceará falaram sobre suas respectivas áreas e a interface de programas desenvolvidos pela UFC e a prefeitura de Fortaleza. Programas sociais como o Núcleo de Práticas Jurídicas, o Centro de Desenvolvimento da Família (Cedefam), o Escritório de Tecnologia Social, o Projeto Farmácias Vivas, o Núcleo de Agricultura Urbana, dentre outros, foram apresentados ao senador como exemplos de ações com forte impacto social e modelos de integração sociedade e universidade.

O senador Inácio Arruda é o segundo postulante à Prefeitura de Fortaleza a visitar a Universidade. No último dia 2, o Reitor recebeu o deputado estadual e candidato a prefeito Roberto Cláudio (PSB), ocasião em que expôs as demandas da Universidade que necessitam de participação da Prefeitura. Na ocasião, o Reitor assegurou que a Instituição está aberta a receber todos os candidatos a Prefeito da Capital.

CURRÍCULO – O candidato a Prefeito Inácio Arruda iniciou sua vida pública na década de 1980, ainda como presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza. Foi vereador de Fortaleza, deputado estadual e deputado federal e, por último, senador. Disputou a Prefeitura de Fortaleza em 2000 e em 2004.

Seu nome faz parte da lista dos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria (DIAP). Já o candidato a vice-prefeito Chico Lopes é professor das redes municipal e estadual de ensino, foi vereador, deputado estadual e atualmente é deputado federal.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331)

Fotos: Igor Grazianno