UFC é 2ª do Brasil em aprovações no Programa Jovens Talentos para a Ciência

A UFC foi a segunda instituição de Ensino Superior brasileira em número de bolsas aprovadas pelo Programa Jovens Talentos para a Ciência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em todo o Brasil, foram selecionados 4.791 estudantes. Além de segundo lugar no Brasil, a UFC foi primeiro lugar no Nordeste, com 276 alunos contemplados, representando 5,76% do total de bolsas.

Um total de 77 mil estudantes, que ingressaram no primeiro semestre de 2012 em cursos de graduação em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o País, passou pelo processo seletivo, realizado em abril. Foram selecionados para receber bolsa no valor de R$ 400 por mês aqueles que obtiveram nota acima de 60 pontos no teste. As bolsas terão validade de 12 meses (agosto de 2012 a julho de 2013) e serão implementadas ainda neste mês.

A iniciativa, criada em fevereiro em formato piloto, é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas, com o objetivo de estimulá-los ao aprendizado acadêmico e à prática em ciência e tecnologia. A expectativa também é de que esses estudantes se preparem para ingressar, a partir de 2013, nos programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), de Licenciaturas Internacionais (PLI), Ciência sem Fronteiras e de Iniciação Cientifica, do CNPq.

Segundo o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, o resultado alcançado no Programa Jovens Talentos para a Ciência mostra que a Instituição aparece, cada vez mais, no cenário nacional, através de várias ações. "Com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já estamos entre as universidades do País mais procuradas pelos estudantes e, agora, somos a segunda universidade brasileira na conquista de bolsas do Programa. Em 2011, fomos a Universidade que mais enviou alunos de graduação para a França. Somos, também, a universidade brasileira que mais recebe estudantes de graduação africanos. Isso mostra a qualidade do nosso ensino e de nossos estudantes, sempre crescente. São dados qualitativos também, que mostram melhorias em nossa Instituição".

Confira o resultado final aqui.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – (fone: 85 3366 9940)