Dezoito alunos colam grau em solenidade especial na Reitoria

Na manhã dessa quarta-feira (1º), o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, presidiu sessão de Colação de Grau Especial de 18 concludentes de oito cursos.  No auditório da Reitoria, ele parabenizou os novos profissionais e suas famílias, apresentou dados sobre o crescimento da UFC e ressaltou que os laços dos formados com a UFC não se acabam.

"Não compreendo esse momento como de despedida. A UFC continua de portas abertas para os que desejarem retornar para um curso de pós-graduação ou para quem apenas sentir saudade e desejar voltar ao berço acadêmico", disse ele.

A sessão foi aberta pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, que leu o juramento de colação a ser repetido pelos concludentes. "O maior patrimônio da UFC são seus formados. Vocês sempre farão parte desta casa e devem estar prontos para defendê-la quando se fizer necessário", disse. Acrescentou que exercer da melhor forma a profissão para a qual se formaram é a maneira de levar a sociedade a reconhecer a importância da Instituição.

Em seguida, o Reitor leu o Termo de Colação, parabenizou os formandos e facultou a palavra aos concludentes. Em nome deles, falou o Francisco Sérgio Marçal Coelho, do curso de Filosofia. "Hoje é um dia de festa e sentimos orgulho por fazer parte da história da UFC. Nossa responsabilidade é a de sermos cidadãos atuantes para o engrandecimento da nossa pátria. Assumimos aqui o compromisso perante nós e perante a sociedade. Como formados, devemos trabalhar pelo bem do próximo", declarou.

Por fim, em seu discurso, o Reitor destacou que a UFC, reconhecidamente uma das maiores do País, por suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, não se contenta em apenas entregar bons profissionais à sociedade. "Formamos profissionais de maneira diferenciada. Nossos alunos recebem lições de cidadania e compromisso social. Aprendem a enxergar os problemas sociais e como contribuir para diminuir esses problemas que são muitos", enfatizou.

Num rápido balanço dos avanços da UFC nos últimos anos, o Reitor destacou que a Instituição conta hoje com 110 cursos de graduação, 98 de pós-graduação (sendo que 21 de doutorado e 15 de mestrado foram criados de 2008 para cá). Ao todo são ofertadas mais de 10 mil vagas por ano. Na expansão para o Interior, a UFC contabiliza 22 cursos de graduação presenciais e oito semipresenciais. Mantém três campi no Interior – Cariri, Sobral e Quixadá.

O Reitor lembrou que a UFC ajudou a implantar a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e participa dos trabalhos para criação da terceira Instituição Federal de Ensino Superior no Ceará: a Universidade Federal do Cariri, a ser criada a partir do desmembramento do Campus da UFC no Cariri. Em todo esse processo, a intenção é "expandir com qualidade, abrindo oportunidades para jovens cearenses, nordestinos, brasileiros como vocês cursarem uma universidade pública", disse.

Os dezoito concludentes são dos cursos de Agronomia (1), Ciências Econômicas (1), Ciências Sociais (6), Direito (2), Engenharia Mecânica (2) Filosofia (2), Geologia (2) e História (2). As colações especiais acontecem quando alguns concludentes por motivo de saúde ou outros justificados não podem colar grau nas solenidades oficiais. Outros precisam antecipar a colação para assumir trabalhos. Cada caso é analisado pela Pró-Reitoria, que solicita ao Reitor uma solenidade especial como a de hoje.

Fontes: Gabinete do Reitor - (fone: 85 3366 7302) / Pró-Reitoria de Graduação - (fone: 85 3366 9428)