Game cearense sobre cangaceiro é tema de pesquisa no Instituto UFC Virtual

O Grupo de Pesquisa em Tecnologia em Jogos Digitais (Tejo), do Instituto Universidade Virtual, da UFC, desenvolveu o jogo virtual "Tejo Bina contra os Cangaceiros de Barro", que faz a diferença no universo de games. Trata-se de um jogo "de plataforma não violento com elementos de ação dinâmica onde o gameplay é baseado na exploração de cenários.

Imagem: Tejo BinaNa maior parte do tempo, pode-se optar por derrotar ou não os oponentes para prosseguir no jogo, sendo que também surgirão quebra-cabeças envolvendo interações entre elementos do cenário", definem os criadores.

A iniciativa tem à frente os professores Mauro Cavalcante Pequeno e José Gilvan Rodrigues Maia, coordenadores do grupo de pesquisa vinculado ao curso de Sistemas e Mídias Digitais (SMD) do UFC Virtual. A elaboração do protótipo contou com a participação dos alunos Fred Lima e Onofre Paiva, bolsistas do Centro de Produção da UFC Virtual.

O jogo, de temática genuinamente cearense, possui enfoque nos aspectos lúdico e cultural, e contribui para a experimentação de alunos e professores na prática da construção de games como artefatos de software sob uma perspectiva interdisciplinar.

A história é centrada na luta do Tejo Bina, um lagarto teiú, conhecido no interior do Ceará como tejo, herói por acaso, para livrar o meio ambiente cearense da dominação dos Cangaceiros de Barro. Como tal, a ação se desenvolve em cartões postais do Ceará, onde será preciso entender a cultura, a fauna e a flora para que a história progrida.

O jogo ainda está em construção e funciona como um "tubo de ensaio" para experimentos dos alunos do curso de SMD da UFC. Porém, mais sete fases foram pensadas, levando o personagem Tejo Bina às mais variadas paisagens do Ceará, até o final do próximo ano.

Imagem: Tejo BinaO grupo conta, no momento, apenas com investimentos da UFC. Porém, é de interesse dos envolvidos buscar parcerias com empresas que queiram contribuir para o desenvolvimento do projeto ou investir na comercialização do jogo.

Outros games já estão em formulação pelo grupo de pesquisa. "Estamos criando uma série de jogos que divulgam e resgatam a nossa cultura, intitulada 'Aventuras na Terra da Luz'. Elaborar os conceitos desses jogos com caráter regional tem se mostrado algo muito divertido e apaixonante", informa o Prof. Gilvan Maia.

Acesse o jogo.

Fonte: Renata Mendes, Assessora de Comunicação do Instituto UFC Virtual – fones: 85 8801 3485 / 85 3366 9457