Divulgada programação do III Seminário sobre Cultura de Paz

O III Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade anuncia a programação que vai acontecer de 28 a 30 de novembro, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, coordenado pela Profª Kelma Socorro Lopes de Matos.

O seminário tem como objetivo disseminar a troca de saberes relacionados à cultura de paz, espiritualidade e sua relação com a educação. Até sexta-feira (5), a comissão organizadora recebe inscrições – on-line - de quem vai apresentar trabalhos. Para os demais interessados, as inscrições prosseguem até dia 31 de outubro no site do evento.

No dia 28 de novembro, às 8h, o evento terá início com credenciamento dos participantes e apresentação artística. Às 9h, a primeira mesa tratará do tema "Transversalidades e Cultura de Paz - Educação Ambiental e Educação Para a Paz". Depois de tempo para troca de ideias, às 11h20min, haverá compartilhamento de experiência: "Terre dês Hommes" (Direitos Humanos e Cultura de Paz) e Prof. Gerardo Carvalho (Cultura de paz e Cultura Popular na Literatura de Cordel).

À tarde, a partir das 14h10min, a programação continua com apresentação artística, mesa sobre "A Educação e a Paz na Cura do Corpo e do Espírito"; troca de ideias e socialização de experiências de Luciana Cordeiro (Reiki: A Cura Através da Imposição de Mãos). No dia 29 de novembro, a abertura será às 8h30min, com apresentação artística, seguida, às 9h, de mesa-redonda sobre Educação Integral – Cultura de Paz, Saúde e Espiritualidade. Às 11h20min, a ONG Brahma Kumaris socializa experiências.

No mesmo dia, às 14h10min, depois de apresentação artística, haverá a mesa "Cultura de Paz, Comunicação e Espiritualidade" e socialização de experiência do Programa Geração da Paz: Uma Experiência em Construção (CREDE 2). Às 18h, acontecerá o lançamento do livro “Cultura de Paz, Ética e Espiritualidade III", organizado pela Profª Kelma Matos, no Auditório Valnir Chagas.

No dia 30 de novembro, a programação de encerramento pela manhã será com oficinas temáticas: Biopsicologia – Instituto Visão Futuro; Consciência corporal - Rita Greene; Dança Circular - Lucineide Nobre; Diversidade Étnica e Cultura de Paz na Escola – Patrícia Matos; Empreendedorismo e Protagonismo Juvenil em Cultura de Paz – Jackson de Castro; Juventude, Justiça social e Cultura de Paz - Frente de Assistência à Criança Carente - FACC Grupo Juventude Positiva; e Mediação de Conflito – Sinara Mota. À tarde, será a vez de apresentação de trabalhos acadêmicos e encerramento.

Fonte: Elizangela Lima, doutoranda em Educação e integrante da Comissão Organizadora – fone: 85 8840 7169