CASa de Filosofia no Cariri discute terça-feira o ensino de Filosofia

"O ensino de Filosofia ainda é relevante?". A pergunta será respondida pelo Prof. Ronie Alexsandro Teles da Silveira, da Universidade Federal da Integração da Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em palestra, dia 9 de outubro, a partir das 14h, no auditório do Campus da UFC no Cariri, em Juazeiro do Norte. A promoção é da CASa de Filosofia da UFC no Cariri.

Ronie Silveira é graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atua, principalmente, em pesquisas sobre memória, epistemologia, cognição e emoção. Além do diálogo entre Filosofia e Ciência, se ocupa com questões ligadas à interlocução entre a Filosofia e a Cultura Brasileira.

A palestra de Ronie Silveira é a primeira atividade da CASa após o fim da greve dos professores. A programação completa, de acordo com o novo calendário acadêmico, pode ser conferida no site do Projeto CASa (onde também devem ser feitas as inscrições para as atividades).

Ainda na próxima semana, a CASa de Filosofia em Fortaleza promove palestra com o professor Paolo Vittoria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sobre "Filosofias da educação na perspectiva libertadora". O evento acontece no dia 10, às 14h30min, no auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no campus do Pici, em Fortaleza.

A Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) é o programa de formação docente da UFC, idealizado pela Pró-Reitoria de Graduação, com o intuito de construir uma ambiência cooperativa e significativa de desenvolvimento humano e pedagógico.Atualmente, as atividades envolvem a CASa de Filosofia, CASa de Artes, CASa de Ciência e CASa de Religião, além de ateliês de ensino, encontros de formação para a docência no ensino superior, seminários e mentores de docência e formação em docência integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação.

Fonte: Prof. Ivânio Lopes de Azevedo Júnior, coordenador da  CASa  de  Filosofia  no  Cariri - fones: 88 3572 7200 / 88 8825 7888