Procurar no portal

Jesualdo Farias toma posse como Reitor em Brasília

Imagem: Jesualdo Farias toma posse em BrasíliaAo tomar posse, na manhã de terça-feira (2), em Brasília, na função de Reitor da Universidade Federal do Ceará, pela segunda vez, o Prof. Jesualdo Farias afirmou que ali estava para receber os encargos e dar testemunho de sua determinação de honrar a missão que lhe foi atribuída pela Presidenta Dilma Rousseff: "Gerir a Universidade por mais um quadriênio administrativo". Agradeceu e afiançou o propósito de seguir trabalhando pelo continuado crescimento da UFC e, de modo geral, pelo fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior em nosso País.

A solenidade foi presidida pelo Ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim Fernandes, e compuseram a mesa, também, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Ceará, Prof. René Barreira, e o Secretário de Educação Superior do MEC, Amaro Henrique Pessoa Lins. Estavam presentes no evento: o deputado federal Mauro Benevides; o Reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Prof. Paulo Speller; o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), Prof. Cláudio Ricardo; o secretário-executivo da ANDIFES, Prof. Gustavo Balduíno; os presidentes da Capes, Jorge Guimarães, e do Conselho Nacional de Educação, José Fernandes de Lima, e o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos.

"Dispersas, hoje, por todos os Estados da federação, presentes em cada Região, as IFES brasileiras têm pautado o nosso Ensino Superior, estabelecendo parâmetros de qualidade que já não podem retroceder, graças a um conjunto de políticas adotadas nos últimos anos, pelo Ministério da Educação, e que as fizeram avançar extraordinariamente no resgate de dívidas contraídas, anteriormente, perante a sociedade", afirmou o Prof. Jesualdo Farias.

Admitiu sentir orgulho em "participar do momento histórico vivenciado, a partir do Presidente Lula, pelas universidades federais. A história da UFC há de estabelecer esse período como um marco indelével – antes e depois do Presidente Lula e da Presidenta Dilma, antes e depois do Ministro Haddad e do Ministro Aloizio Mercadante, antes e depois do Reuni, do ENEM, do SiSU e do Programa Ciência sem Fronteiras", complementou.

Observou que a Universidade Federal do Ceará é uma vitrine das transformações que têm ocorrido desde que se recuperou o financiamento das IFES e se implantaram estratégias corajosas de modernização dessas instituições e de valorização de sua força de trabalho. Referiu-se, em rápidas palavras, à criação – apenas no quadriênio administrativo que se encerra – de 30 novos cursos de graduação, 20 de doutorado e 15 de mestrado. A realização de concursos públicos permitiu a recomposição do nosso quadro docente, onde passamos a contar com 850 novos docentes, e dos técnico-administrativos, que contaram com 350 novos servidores.

PRESTANDO CONTAS – O Prof. Jesualdo Farias prosseguiu sua fala, fazendo uma espécie de prestação de contas do primeiro mandato, citando as realizações e os avanços. Falando sobre a interiorização do ensino, lembrou que a UFC colaborou com a implantação da segunda universidade federal em nosso Estado – a Unilab, "e estamos nos preparando para oferecer idêntico suporte a uma terceira IFES cearense, a Universidade Federal do Cariri. Uma Universidade que já nasce forte, com 11 cursos de graduação, um de mestrado, e vocação bem definida para o desenvolvimento regional sustentável", destacou o Reitor.

Ao mesmo tempo, a UFC se apressa para estabelecer mais um campus na cidade de Russas, no vale do Rio Jaguaribe, e outro em Crateús, no centro-oeste cearense. "Independentemente dessa presença física, procuramos fazer com que, através dos cursos de educação a distância e de diferentes programas de extensão, a Universidade marcasse presença em todos os 184 municípios do Estado", informou o Reitor aos presentes.

Imagem: Ministro em exercício José Henrique Paimi e Jesualdo Farias"O relato de tudo o que vem acontecendo, na Universidade Federal do Ceará, no sentido de torná-la cada vez maior, mais sintonizada com os padrões de excelência, mais imprescindível para o povo cearense, não poderá ser feito, aqui, obviamente, por uma compreensível limitação de tempo", disse Jesualdo Farias. O dirigente assegurou que o trabalho hoje desenvolvido, no Ceará, para levar o Ensino Superior de qualidade a um número cada vez maior de jovens brasileiros, seguirá sem interrupções.

AUTONOMIA – O Prof. Jesualdo Farias lamentou, no entanto, o que considera "atentado" contra a autonomia das universidades federais. "Esvaziaram-se as nossas Assessorias Jurídicas e, hoje, os gestores trabalham sem qualquer segurança, exatamente quando mais nos pressionam os órgãos encarregados de auditar os entes públicos: um trabalho importante, crucial na democracia, mas que, lamentavelmente, vem sendo muitas vezes executado com arrogância e de uma forma discricionária", afirmou. Mas externou sua confiança de que os reitores das Instituições Federais de Ensino Superior, reunidos na ANDIFES, contarão com o decisivo apoio do MEC no sentido de que se reconheçam as especificidades dessas instituições e se assegure a autonomia de que necessitam para potencializar sua contribuição para o desenvolvimento do País.

GRATIDÃO – No final de sua fala, o Prof. Jesualdo Farias agradeceu ao Ministro Aloizio Mercadante pelo respaldo que vem oferecendo à UFC, e estendeu o agradecimento ao Ex-Ministro Fernando Haddad, com quem estabeleceu relação de sincera amizade. "Pelo apoio igualmente decisivo, agradeço ao Secretário Executivo José Henrique Paim e a toda a sua brilhante equipe", arrematou. Externou gratidão ao Governador Cid Gomes e aos gestores de todas as cidades onde a UFC passou a atuar nos últimos anos, com o concurso do Executivo local. "Meu sincero agradecimento pelo suporte e assistência jamais negados pela representação cearense no Congresso Nacional", afirmou o Reitor. Fez agradecimento especial à mulher Helana e à filha Nekita, bem como aos colegas que compõem sua equipe de trabalho e aos que foram prestigiar sua posse.

Por fim, disse que a UFC está colhendo o que plantou em anos recentes: respeito, credibilidade, visibilidade. "Vamos lançar ao campo as sementes de mais trabalho, mais empenho e compromisso institucional, e ainda mais atenção aos anseios da sociedade", finalizou. O discurso de posse do Prof. Jesualdo Farias pode ser lido na íntegra aqui.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300