V Festival UFC de Cultura traz coral, dança e "rock de varanda" nesta terça-feira (16)

Imagem: Coral da UFC (foto: Joaquim Saldanha)Prossegue hoje (16) a quinta edição do Festival UFC de Cultura, que traz o tema "Pão, Modernismo e outras Revoluções na Arte Brasileira". O evento relembra o legado da Padaria Espiritual e da Semana de Arte Moderna de 1922, ousando na proposta de usar a arte como matéria-prima para transformações culturais e sociais. Após uma noite que uniu baião, música popular brasileira e muito humor (fechada em grande estilo pelo brega star, cantor e apresentador Falcão), o Festival reserva a noite de hoje para as artes vocal e da dança.

Às 19h, a Concha Acústica da Reitoria recebe um grupo quase tão antigo quanto a própria Universidade. Aos 53 anos de idade e com fôlego renovado, o Coral da UFC vem trabalhando, desde os anos 80, em uma aproximação do canto coral com a música popular brasileira. Os integrantes encantam pela capacidade de se reinventarem a cada espetáculo. Com espetáculos anteriores, como "Borandá Brasil" (2004), o Coral da UFC já foi convidado para intercâmbio artístico em países como Alemanha, Polônia e Austrália.

Em um set-list de primeira, o Coral revisita agora a obra do cantor mineiro Milton Nascimento e apresenta uma prévia de sua próxima montagem cênico-musical, “Três Pontas”. O público ouvirá canções como “Coração civil”, de Milton Nascimento e Fernando Brant (com arranjo do Prof. Tarcísio José de Lima); “As várias pontas de uma estrela”, de Milton e Caetano Veloso (arranjo de André Vidal); “Travessia”, também de Milton e Fernando Brant (arranjo de José Gomes); e “Paula e Bebeto”, de Milton e Caetano (arranjo do Prof. Elvis Matos). Na ocasião, haverá participação especial do grupo vocal masculino Reis de Paus, também formado por integrantes do Coral.

Depois do Coral, a plateia confere o espetáculo de balé da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca). O espetáculo “Sagrada” convida o público a uma reflexão profunda sobre a humanidade e a natureza. Os trinta minutos de duração são uma jornada que conta a história desde o princípio da criação do mundo e da transformação dos seres até a divindade do final da vida.

A Edisca é uma organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos que, desde 1991, realiza trabalho com crianças, adolescentes e jovens, integrando ações educativas com arte. A iniciativa foi idealizada por Dora Andrade e por um grupo de bailarinos que decidiram fazer algo diante do cenário de desigualdade social na cidade de Fortaleza, que limitava os sonhos e perspectivas de futuro de crianças e adolescentes privados de desenvolver plenamente suas potencialidades.

Imagem: Balé Edisca (Foto: Divulgação)Em mais de 20 anos, a Edisca produziu e apresentou nove produções: “O maior espetáculo da terra” (1992), “Elementais” (1993), ”Brincadeiras de quintal” (1995), “Jangurussu” (1995), “Koi-Guera” (1997), “Duas estações” (2000), “Mobilis” (2003), “Demoaná” (2004), “Urbes favela – a grande dança” (2006) e “Sagrada” (2011). No total, os espetáculos foram vistos por mais de 190 mil expectadores em 267 apresentações realizadas tanto no Brasil, quanto no exterior.

A noite será fechada pelo grupo Comparsas da Vivenda, selecionado por meio da Mostra Universitária de Bandas. Formado em 2011, o coletivo reúne diversos artistas que já realizavam trabalhos autorais de forma individual. Entre as influências do grupo, estão jazz, blues, rock, maracatu cearense e de baque virado, além do teatro, proporcionando nos shows uma experiência cênico-musical. É composto por Lorena Nunes, Richell Martins, Caio Castelo, João Paulo Peixoto, Jairo Ponte, Alex Vasconcelos, Allan Diniz e Amanda Nogueira. A banda, que intitula o próprio estilo como “rock de varanda”, já soma no currículo uma série de apresentações em Fortaleza e outras cidades do Nordeste, além de provocar grande efervescência nas redes sociais.

O V Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede). Tem patrocínio da Consul e do Banco do Brasil, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e apoio: da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Para saber mais, acesse o site do Festival, a fan page do evento no Facebook ou o perfil @FestivalUFC no Twitter.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7319 / 85 3366 7331