Semana de Tecnologia da UFC começa nesta terça-feira (16)

Começa terça-feira (16) a edição 2012 da Semana de Tecnologia da UFC, que terá as presenças do vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ênio Candotti, e do Superintendente do Programa Nuclear da Marinha, o almirante Luciano Pagano Junior.

A palestra de abertura acontecerá no Auditório Cândido Pamplona (Bloco 712 – Campus do Pici), às 18h. Candotti é físico e foi um dos fundadores da revista "Ciência Hoje". Ex-professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Federal do Espírito Santo, atualmente leciona na Universidade Estadual do Amazonas. Ele visitará o Centro de Tecnologia para apresentar o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, projeto de lei (PL nº 2177/2011) que tramita no Congresso Nacional e visa regulamentar os investimentos para as instituições públicas e privadas que atuam na área.

O propósito da lei proposta é simplificar a legislação e agilizar os processos que visam ao progresso científico e tecnológico no Brasil. O código pretende adequar o cumprimento da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993) às necessidades de instituições que atuam em Ciência e Tecnologia, simplificando a contratação de serviços. Outra ação específica do Código é a isenção de impostos para as importações de equipamentos e produtos que viabilizam a inovação nas Universidades e na Indústria.

O engenheiro naval Luciano Pagano Junior, que também estará presente na abertura da Semana, comanda o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, o CTMS. Pagano apresentará a estrutura e as pesquisas desenvolvidas no Centro Experimental Aramar, espaço localizado na cidade de Iperó (SP), onde estão sendo construídos o reator nuclear e o submarino nuclear da marinha.

De 15 a 19 de outubro, os dez cursos de Engenharia da UFC desenvolverão, junto à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma extensa programação com palestras, minicursos e visitas técnicas a empresas. Os interessados em participar devem acessar o site do evento, onde encontrarão mais informações.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602