Procurar no portal

Artistas cearenses abrem shows do V Festival UFC de Cultura

Imagem: Falcão (Foto: Divulgação) Criatividade, novidade e qualidade. Esses conceitos ocuparão os palcos do V Festival UFC de Cultura, que ocorre de hoje (15) a 19 de outubro e traz o tema "Pão, Modernismo e outras Revoluções na Arte Brasileira". O evento relembra os 120 anos da Padaria Espiritual, movimento literário cearense, e os 90 anos da realização da Semana de Arte Moderna de 1922. A intenção é celebrar os artistas que, de alguma forma, inovaram na maneira de fazer arte. A valorização do que é produzido no Ceará, tão praticada e louvada pelos padeiros-escritores do século XIX, está presente todos os dias no início das noites de Festival, com apresentações de bandas formadas por universitários cearenses, escolhidos através de uma seletiva realizada entre os dias 3 e 5 de outubro que contou com voto de jurados especialistas e do público. Além de representarem a música autoral do Estado, esses músicos trazem o frescor da juventude e inovação traduzidos em harmonias e acordes de diversos estilos.

ATRAÇÕES – O evento será aberto no dia 15 de outubro, às 18h, na Concha Acústica da Reitoria. Primeiro, haverá uma homenagem à obra do rei do baião Luiz Gonzaga, por meio do espetáculo de percussão corporal do Grupo Stallo (CE). Em seguida, sobe ao palco a jovem cantora de Música Popular Brasileira Lídia Maria, selecionada pela Mostra Universitária de Bandas. Na sequência, o público confere o projeto "Canção do Exílio", trabalho dos músicos cearenses Moacir Bedê, Fábio Amaral e Natasha Faria. Eles resgatam canções pouco conhecidas de grandes compositores cearenses como Raimundo Fagner, Ednardo, Petrúcio Maia e Belchior, entre outros, mesclando performance, novos arranjos e programação eletrônica. Com violão, voz, baixo e bateria, os integrantes pretendem construir um diálogo entre as composições dos músicos e as novas gerações.

A noite será fechada pelo humorista, cantor e apresentador cearense Falcão, conhecido pela tradicional vestimenta "discreta" e pelo humor afiado. Com 13 anos de carreira e mais de um milhão de discos vendidos, o brega star soma oito álbuns e um livro, intitulado "Leruaite" (2011), mesmo nome com que batizou seu talk-show, que vai ao ar às quartas-feiras na TV Ceará. O repertório incluirá grandes sucessos e as famosas tiradas da filosofia falconiana.

Além dos shows na Concha Acústica, também haverá música na abertura oficial da exposição "Ocupação - O grafite no MAUC", no Museu de Arte da UFC, às 17h. A cantora e atriz Marta Aurélia faz apresentação de ÍNTIMA, junto com os músicos que a acompanham nesse trabalho, Marco Leonel Fukuda e Jorjão Santa Rosa. Erivan Produtos do Morro e Iago farão participações especiai. Para ver e ouvir o que será apresentado no MAUC, basta clicar aqui .

TERÇA – No dia 16 de outubro, a partir das 19h, é a vez dos integrantes do Coral da UFC mostrarem uma prévia de seu próximo espetáculo cênico-musical, "Três Pontas", que homenageia composições do cantor mineiro Milton Nascimento. Depois deles, a plateia confere o espetáculo de balé da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes (Edisca). O grupo apresenta a montagem "Sagrada", uma jornada que conta a história da criação do mundo e da transformação dos seres até a divindade do final da vida. O público é convidado a uma reflexão sobre as questões ambientais e a forma como as ações do homem geram impacto na natureza. A noite será encerrada com o grupo Comparsas da Vivenda, também escolhido por meio da seletiva da Mostra Universitária de Bandas.

Imagem: Lô Borges e Flávio Venturini (Foto: Nilmar Lage)QUARTA – A terceira noite de Festival (17) recebe, às 18h30min, o grupo de música instrumental Realejo Viramundo, também aprovado na seletiva da mostra realizada de 3 a 5 deste mês. Logo depois, a carioca Silvia Machete (RJ) apresenta o premiado show "Extravaganza", também na Concha Acústica. A cantora utiliza tudo o que aprendeu nos tempos de artista de rua e na escola do circo, criando performance de palco única e arrebatadora com suas canções inteligentes e boa dosagem de humor. O encerramento do dia trará homenagem a um dos movimentos musicais mais relevantes do Brasil, o Clube da Esquina. O show "Lô Borges e Flávio Venturini + Acústico" apresenta canções consagradas na vida de várias gerações, fruto de parcerias desses dois músicos e compositores mineiros.

QUINTA – A música regional dá início à noite do dia 18 de setembro, a partir das 18h30min, com show do grupo universitário Fulô da Aurora, também oriundo da seletiva da mostra. A atração seguinte é o instrumentista e compositor cearense Manassés. O artista consolidou estilo próprio, fundindo com maestria gêneros musicais distintos a ritmos tipicamente nordestinos. Apresenta na Concha Acústica arranjos inovadores para clássicos da canção, resultando em uma forma universal de fazer música.

O grupo pernambucano Academia da Berlinda fechará a programação deste dia com o show "Baile Olindance", baseado em álbum lançado no ano passado. De inspiração retrô, a apresentação promete transportar o público aos bailes dançantes de décadas passadas. O repertório tem entre suas influências ritmos latinos (como a cumbia e o bugallo), nordestinos (como a guitarrada e a ciranda), além de elementos das principais festas populares da região.

Imagem: Arnaldo Antunes (Foto: Marcos Vilas Boas)SEXTA – Em seu último dia, 19 de outubro, o Festival extrapola os muros da Universidade e chega à Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Às 18h30min, a banda universitária Roadsider faz soar acordes mais pesados com repertório de metal. Logo em seguida, é a vez do rock alternativo, com o grupo Astronauta Marinho. Ambos resultaram da seletiva da Mostra Universitária de Bandas. A terceira atração é a baiana Margareth Menezes, que apresenta pela primeira vez no Ceará o show "Para Gil e Caetano". O trabalho homenageia os conterrâneos que quebraram paradigmas com o movimento tropicalista na década de 1960, trazendo releituras mais intimistas de composições que a cantora considera que contribuíram de forma significativa para seus 25 anos de carreira.

Depois da artista baiana, o cantor e compositor paulista Arnaldo Antunes apresenta parte do extenso repertório que está em seu trabalho mais recente, o álbum "Acústico MTV". Elogiado pela crítica e com público fiel que acompanha mais de 30 anos de carreira, Arnaldo é conhecido por suas parcerias que vão desde artistas consagrados como Marisa Monte até a expoentes da nova geração, como Marcelo Jeneci. A noite segue com show da banda cearense Verónica Decide Morrer, marcada por performance ousada e estilo irreverente.

O V Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede). Tem patrocínio da Consul e do Banco do Brasil; apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult); e apoio da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Para saber mais, acesse o site do Festival UFC de Cultura e os perfis do evento nas redes Facebook e Twitter.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7319

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300