UFC e O POVO firmam parceria para expedição no Interior do Ceará

A Universidade Federal do Ceará e o Grupo de Comunicação O Povo firmaram parceria para o projeto "Expedição Jornalística Rádio O Povo 30 anos", que levará pesquisadores da UFC e profissionais do grupo a 20 municípios cearenses. Durante 17 dias, a partir de 11 de outubro, eles terão como missão explorar a história e a cultura dessas cidades, retratando o Estado em seus diversos prismas.

Haverá transmissão de um programa de rádio em cada município, além de um "diário de bordo" virtual com relatos da expedição. Ao fim do projeto, serão lançados um documentário e um livro com as informações colhidas (entrevistas, reportagens, fotografias, vídeos etc.).

Na última sexta-feira, o Reitor Jesualdo Farias e o vice-presidente de O Povo, João Dummar Neto, assinaram um termo de compromisso sobre a parceria, em solenidade no Gabinete do Reitor. Um total de 15 professores da UFC, de diversas áreas do conhecimento, acompanhará os jornalistas, radialistas e fotógrafos nas viagens, colaborando com constatações e com a análise dos temas destacados em cada município. Haverá pesquisadores dos departamentos de Literatura, Linguística, Arquitetura e Urbanismo, Geografia, Geologia, Sociologia e Biologia, além de professores do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), do Centro de Ciências Agrárias e do Conselho Regional de Enfermagem.

Os detalhes da expedição foram acertados em uma reunião ocorrida após a assinatura do termo de compromisso. A Administração Superior da UFC avalia que a iniciativa trará ganhos para a comunidade cearense à medida que difundirá novos registros da cultura e dos patrimônios material e imaterial do Estado.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331