Joana Borges é homenageada com lançamento de obra póstuma

"Vão Desejo, Outros Versos e Alguma Prosa", de autoria da Profª Joana Borges, falecida em 3 de agosto deste ano, será lançado hoje (19), às 18h, no auditório Luiz de Gonzaga, do Curso de Ciências Sociais. Professora de Filosofia da UFC, Joana lançaria o livro em junho, mas a greve na instituição obrigou o adiamento. Com o falecimento da autora, os amigos e familiares decidiram lançar o livro como forma de homenageá-la.

O lançamento foi organizado pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC. A publicação reúne poemas e textos em prosa da jornalista, escritora, poeta e professora. Traz reflexões da autora sobre amor, filosofia, crítica social e política e questões existenciais. Joana dedicou alguns dos poemas a amigos e personalidades que ela admirava, como o pacifista Gandhi, o filósofo Nietzsche e o cantor Ednardo. Deixou também uma homenagem para seu filho único, Hermano, que faleceu há dois anos.

A jornalista Vólia Rocha, amiga da autora, informa que, no lançamento, dois músicos amigos de Joana – Egídio de Oliveira, violonista, e Jordão Nogueira, trompetista – "tocarão e cantarão músicas que ela amava e sempre cantava com e para os amigos. No repertório, estão composições de Ednardo, Chico Buarque, Caetano Veloso e Chaplin". Vólia diz ainda que um dos poemas da autora – "O Patrão" – foi musicado pelos dois artistas e será cantado na ocasião.

"Vão desejo, Outros Versos e Alguma Poesia" (Imprensa Universitária, 2012, 106 p.) não será vendido. No lançamento, as pessoas poderão adquirir o exemplar doando uma lata de leite em pó para o Iprede.

Fonte: ADUFC-Sindicato – fone: 85 3066 1818