Fulô da Aurora, Manassés e Academia da Berlinda no Festival UFC de Cultura

Imagem: Academia da BerlindaEm sua quarta noite, o V Festival UFC de Cultura – "Pão, Modernismo e outras revoluções na arte brasileira" dedica-se inteiramente ao Nordeste. O grupo cearense Fulô da Aurora abre a rodada de apresentações na Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica), seguido do violonista e instrumentista cearense Manassés de Souza e da banda pernambucana Academia da Berlinda. As tradições cearenses nordestinas, vivenciadas por meio do contato com mestres da cultura popular, são a matéria-prima para a banda Fulô da Aurora, nascida em 2003. A formação atual conta com Rodrigo Claudino, Fabiano de Cristo, Guilherme Cunha, Raphael Bruno, Samira Cardoso, Lorena Chagas e Juliana Roza.

O show é baseado no álbum "Querendo Tem", de 2012, cujo repertório contempla as sonoridades ancestrais e atuais do Ceará, unindo instrumentos como violão, flauta transversal, cavaco, pife e percussão. Difícil resistir e não dançar.

A segunda atração é uma figura respeitada da cena musical brasileira. Instrumentista e compositor, Manassés de Souza consegue fundir com maestria diversos gêneros musicais a elementos da música e da identidade nordestinas, produzindo uma música que soa universal. Com rigor técnico e muita versatilidade, suas apresentações surpreendem pelos elementos acústicos que resultam em diversos ritmos e sons.

Imagem: ManassésNos shows, além de suas composições, Manassés apresenta versões bem pessoais para clássicos da música popular brasileira e internacional, com novos arranjos para canções como “Fado Tropical”, de Chico Buarque e Rui Guerra; “Terra” e “Um Índio”, de Caetano Veloso; “Bolero”, de Ravel; “Eleanor Rigby”, de John Lennon e Paul McCartney, e “All the Children”, de Stanley Jordan, dentre outras.

A noite segue com a apresentação do grupo Academia da Berlinda, natural de Pernambuco. Formado em 2004, reúne músicos que fazem parte das principais bandas daquele estado, como Eddie, Mundo Livre S/A e Orquestra Contemporânea de Olinda. Tendo lançado o primeiro álbum homônimo em 2007, a Academia traz ao Festival UFC de Cultura o show “Baile Olindance”, fruto do álbum de mesmo nome lançado em 2011.

De inspiração retrô, a apresentação promete transportar o público aos bailes dançantes de décadas passadas. O repertório tem, entre suas influências, ritmos latinos (como a cumbia e o boogaloo), nordestinos (como a guitarrada e a ciranda), além de elementos das principais festas populares da região, como o São João e o Carnaval. Com o baile, os artistas demonstram um desejo de reviver e revigorar as musicalidades do Brasil e da América Latina, misturando-as ao jeito alegre e espontâneo de sua região natal. Com tamanha energia, prometem um show dançante e acalorado.

O V Festival UFC de Cultura é uma realização da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede). Tem patrocínio da Consul e do Banco do Brasil, apoio cultural do Governo do Estado do Ceará – através da Secretaria da Cultura (Secult) – e apoio: da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFC), do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Para saber mais, acesse o site do Festival, a fanpage no Facebook ou o perfil do evento no Twitter.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fone: 85 3366 7319