Barra do Governo Federal

Procurar no portal

IV Feira das Profissões acontece de quarta a sexta-feira

Imagem: Logomarca da IV Feira das ProfissõesA Universidade Federal do Ceará realiza, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, sua IV Feira das Profissões. O evento acontece na Praça de Eventos montada no campus do Pici, no local também conhecido como "praça das mangueiras". O objetivo é aproximar a universidade dos alunos do ensino médio, que terão a oportunidade de conhecer melhor os cursos de graduação oferecidos pela UFC e pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Prograd), a Feira das Profissões é um evento já consolidado no calendário acadêmico e, a cada ano, recebe mais visitantes. Em 2011, o público foi superior a 50 mil pessoas. Já para esta edição, são esperados entre 70 mil e 80 mil estudantes. Até sexta-feira passada, 655 escolas públicas já haviam garantido presença. As instituições interessadas ainda podem se inscrever até o dia 23 no site da Prograd.

Todos os cursos de graduação da UFC em Fortaleza, além dos da Unilab, estarão representados em 79 estandes, onde os estudantes do ensino médio poderão dialogar e receber informações fornecidas pelos próprios alunos de cada curso. A ideia é que o estudante esclareça suas dúvidas e possa fazer uma opção mais consciente na hora de escolher seu curso superior, o que ajuda a reduzir os índices de evasão na Universidade.

Segundo a Profª Sônia Castelo Branco, coordenadora de Acompanhamento Discente da Prograd e organizadora do evento, a Feira das Profissões tem como elemento fundamental de seu sucesso o envolvimento da comunidade acadêmica. São 6.752 alunos que estarão trabalhando voluntariamente. Os participantes receberão dois créditos de atividades complementares em seu histórico escolar.

Imagem: Feira das Profissões Além disso, marcam presença na Praça de Eventos outras instâncias da UFC, como o Instituto UFC Virtual, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Residências Universitárias, Aprendizagem Cooperativa, Seara da Ciência e Rádio Universitária. Nesta quarta edição, a Feira das Profissões ganhou também a participação da Secretaria de Acessibilidade da UFC (UFC Inclui) e da Secretaria de Cultura e Arte da UFC, além da presença da Unilab.

A UFC Inclui irá promover na Feira ações de sensibilização e inclusão de pessoas com necessidades especiais. Além da preocupação com a acessibilidade no entorno do evento, serão ofertadas minioficinas de braile, Libras, áudio-descrição e digitalização de textos. A Secretaria organizará ainda atividades de sensibilização com o público, através das quais voluntários participarão de experiências que simularão como é, na prática, a vida de uma pessoa com necessidades especiais.

A Feira funcionará em três turnos: das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 18h30min às 20h30min. Durante a Feira, será lançada também a Revista das Profissões. Em formato digital, ela poderá ser acessada em qualquer computador ou dispositivo móvel. A revista tem a intenção de fornecer o máximo possível de subsídios para os pré-universitários na escolha do curso superior.

A Feira das Profissões é aberta ao público em geral, com acesso gratuito. Escolas públicas e particulares e cursos pré-vestibulares podem se inscrever no site da Prograd. A organização do evento solicita que os alunos estejam uniformizados por questões de logística e segurança.

Fonte: Profª Sônia Castelo Branco, da Coordenadoria de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9520 / 85 8627 0507

Créditos

© 2014 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo