Reitor confere grau a 467 concludentes de 41 cursos da UFC

Imagem: Público assiste à cerimônia de colação de grau 2012.1 na Concha AcústicaFoi realizada na noite de terça-feira (23), na Concha Acústica da Reitoria, a colação de grau de 467 concludentes de 41 cursos da Universidade Federal do Ceará, em solenidade presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, que abriu os trabalhos e chamou a graduanda Vanessa Tomaz Rodrigues, oradora representante do corpo discente, do curso de Engenharia de Pesca, que, juntamente com o de Economia Doméstica, completa neste ano 40 anos de fundação. "A conclusão de um curso superior na Universidade Federal do Ceará é um sonho alimentado desde nossa adolescência que hoje, após muita labuta, se torna real", observou. Lembrou que "no primeiro dia de aula, ao entrarmos em contato direto com a grandiosidade da instituição, demo-nos conta do motivo de a UFC ser tão respeitada e admirada pela sociedade, o que faz aumentar a felicidade por nossa suada conquista".

Recordou, com nostalgia, "as caminhadas pelo campus do Pici, as confidências e gargalhadas compartilhadas e até a sensação de riqueza repentina quando conseguíamos ajuda de custo para participar daquele tão almejado congresso". Finalizando suas palavras, disse estar consciente dos desafios que virão pela frente, mas tem certeza de que, "como diz o hino da nossa pátria, jamais fugimos à luta".

Em nome dos professores, falou o Prof. Hugo Filgueiras de Araújo, coordenador do curso de Filosofia, cuja fala enfatizou o sentido da profissão de professor. Declarou "são vocês alunos a razão e o coração da UFC" e citou o que considera "uma experiência marcante" em sua vida, que foi ter, entre alunos de um curso de especialização no qual dava aulas, uma ex-professora, do tempo do ensino médio. Olhando para ela, não a via como aluna e sim como professora que "me serviu de exemplo e com quem aprendi, inclusive, alguns modos de dar aula", admitiu. Por fim, pediu licença para dar uma última lição: "nunca percam a sede do aprendizado, nunca percam a predisposição para estudar. Sejam sempre eternos aprendizes".

Antecedendo o momento da diplomação dos graduandos, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Luis Silva de Almeida, entregou ao Reitor Jesualdo Farias as listas com as assinaturas dos formandos que serão anexadas à ata da solenidade. Realizou-se, em seguida, o juramento dos concludentes que prometem exercer com dignidade profissional, as atribuições inerentes ao grau que lhes é conferido.

"Hoje, neste amplo anfiteatro, palco de tantos eventos significativos para a história da Universidade e do Estado do Ceará, reproduzimos aquele ritual acadêmico pleno de significados, que marca a entrega à sociedade de mais um seleto grupo de profissionais qualificados. Trata-se de um ato solene e, ao mesmo tempo, festivo", disse o Reitor, abrindo seu discurso. E prosseguiu: "no diploma que recebem, está consignado o vínculo indestrutível da Universidade com a sociedade, pacto consagrado em nossa missão, que é formar profissionais da mais alta qualificação, gerar e difundir conhecimentos, preservar e divulgar os valores éticos, artísticos e culturais. É tudo isso, reunido, que torna a UFC uma instituição estratégica para o desenvolvimento do Ceará, do Nordeste e do Brasil".

Imagem: Reitor Jesualdo Farias entre o Pró-Reitor de Graduação, Custódio de Almeida, e o Vice-Reitor, Henry CamposRessaltou que a Instituição "está vivendo novos tempos, consolidando conquistas e acelerando a marcha na direção daquela universidade pública que todos queremos, com alto nível de qualidade, grande o suficiente para democratizar, cada vez mais, o acesso ao Ensino Superior, comprometida com a inclusão e a responsabilidade social e forte o bastante para que se respeite sua autonomia, conforme o previsto na Constituição Federal".

O Reitor fez um balanço das realizações dos últimos anos "para esboçar um rápido perfil da Universidade onde vocês conquistaram, com mérito, seu diploma de nível superior, para que vocês possam se orgulhar desta grande Universidade pública, na qual tantos jovens cearenses anseiam ingressar".

EXPERIÊNCIA DIFERENTE – Afirmou que já teve a "satisfação e a honra" de presidir mais de 50 cerimônias de colação de grau: "em cada uma delas vivi, como educador, uma experiência diferente e cada uma teve um significado especial". Admitiu que estava, naquele momento, vivendo "uma emoção jamais experimentada" e explicou o motivo: "nesta cerimônia, é também a colação de grau da minha filha Nekita. Neste momento da realização de um sonho de todos os pais, jamais saberei se a maior emoção seria estar aí, sentado ao seu lado, ou aqui, presidindo a solenidade".

E assegurou que sabia, exatamente, o que se passa na memória de um pai e de uma mãe durante o ato solene, por ter sido testemunha da caminhada da filha, em todos os momentos difíceis, em todas as etapas, "assim como senti, muitas vezes, as nossas limitações e, com muita humildade, aprendemos com elas". Agradeceu à filha por lhe proporcionar a "oportunidade de celebrar um dos momentos mais importantes da minha vida de educador" e, em nome de sua mulher Helana, parabenizou todas as mães presentes por saber que são as mães as que mais permanecem ao lado de seus filhos na caminhada pela educação em todos os níveis". Finalizou desejando aos formandos que "um dia possam viver as emoções que nós, seus pais, estamos vivendo agora".

Fonte: Cerimonial da UFC – fones: 85 3366 7313 / 85 3366 7314