Barra do Governo Federal

Procurar no portal

UFC anuncia ampliação de vagas no primeiro dia da Feira das Profissões

Imagem: Alunas de Biotecnologia mostram cartaz sobre cursoA quantidade de ônibus e carros estacionados nos arredores da praça de eventos montada no campus do Pici indica o sucesso do primeiro dia da IV Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os estudantes foram recepcionados pelo Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida, que iniciou o evento com uma boa notícia: a Universidade irá ofertar 6.264 vagas no próximo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o que representa um acréscimo de 434 vagas para ingresso em 2013.

A UFC irá oferecer três novos cursos: as licenciaturas em Letras-Libras e Educação Física (Noturno) em Fortaleza e o bacharelado em Ciências da Computação no Campus de Quixadá. Outros cursos já existentes irão dobrar sua oferta de vagas. É o caso dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia de Materiais (Campus Cariri), Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação (Sobral) e Sistemas e Mídias Digitais (Fortaleza). O curso de Odontologia em Sobral terá quatro vagas a mais.

As vagas fazem parte do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), desenvolvido pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar o acesso e a permanência na educação superior. "Este é um momento importante, de consolidação da expansão, iniciada em 2003 e com conclusão em 2012", comenta Custódio Almeida. Ele destaca ainda que a UFC conseguiu superar seus objetivos: a Instituição criou 32 cursos, cinco a mais do que a meta inicial.

O estudante Ygor Farias foi um dos que se empolgaram com a ampliação do número de vagas na UFC, especialmente no curso de Sistemas e Mídias Digitais. "Eu já tinha ouvido falar desse curso e estava em dúvida entre ele e outro. Mas, quando cheguei aqui, na Feira das Profissões, e conversei com o pessoal no estande, me decidi que é esse mesmo que eu quero tentar. Saber que o número de vagas aumentou só me deixou mais animado, pois agora são mais chances", disse.

Imagem: Estudantes do Ensino Médio chegam à Feira das Profissões no Campus do PiciDIÁLOGO - Segundo a organizadora do evento, professora Sônia Castelo Branco, o objetivo da Feira é justamente este: promover o diálogo da Universidade com os estudantes do Ensino Médio, esclarecendo suas dúvidas e dando subsídios para que a escolha do curso superior seja feita de forma mais consciente. Todos os cursos de graduação dos campi da UFC em Fortaleza, além dos cursos da Unilab, estarão representados em 79 estandes, onde os próprios alunos de cada curso darão informações.

Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC (Prograd), a Feira das Profissões é um evento já consolidado no calendário acadêmico e que a cada ano recebe mais visitantes. Em 2011, o público foi superior a 50 mil pessoas. Já para esta edição são esperados entre 70 mil e 80 mil estudantes. A partir de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), várias escolas foram visitadas e, até sexta-feira passada, 655 escolas públicas já haviam garantido presença.

A Feira segue até sexta-feira (26), funcionando em três turnos: das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 18h30min às 20h30min. Durante a Feira, será lançada também a Revista das Profissões. Em formato digital, ela poderá ser acessada em qualquer computador ou dispositivo móvel. A revista tem a intenção de fornecer o máximo possível de informações para os pré-universitários na escolha do curso superior.

Fonte: Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação da UFC – (fone: 85 3366 9498)

Créditos

© 2014 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo