Alunos da UFC são campeões mundiais no 6th Virtual Steelmaking Challenge

Alunos Campeões da Engenharia MetalúrgicaAlunos do curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal do Ceará sagraram-se campeões mundiais do 6th Virtual Steelmaking Challenge, promovido anualmente pela World Steel Association. O desafio é dividido em duas etapas e consiste em simular a produção de aço, atendendo às especificações do torneio, ao menor custo total. Na primeira etapa, 650 equipes de 25 países foram divididas em cinco regiões: América do Norte, América Latina, Europa, Leste Asiático e Oceania, Oriente Médio-Índia-África. Esta foi a sexta edição do campeonato.

Após terem se classificado em primeiro lugar na América Latina e conquistado uma das cinco vagas na final do dia 8 de fevereiro, na Bélgica, contra as vencedoras das outras quatro regiões, os estudantes da UFC foram classificados em primeiro lugar na categoria "Students". A equipe foi formada pelos estudantes Rômulo Sousa Araújo, Thiago Menezes, Necy Alves, Mateus Paulino, Fernando Emerson Viana Sousa e Helilton Morais Rego Lima Filho. Os dois últimos compuseram a dupla que foi campeã na Bélgica.

O treinamento para a disputa ocorreu em ambiente virtual, através do site www.steeluniversity.org, o que ajudou os participantes a superarem o déficit de experiência em campo. “Essa simulação exige competências equivalentes ao de um engenheiro profissional, que é criar o melhor composto químico pelo menor custo”, explica Helilton Morais.

De acordo com o Prof. Elineudo Moura, Coordenador do Curso de Engenharia Metalúrgica, o incentivo para participar da competição foi dado aos alunos pelo Prof. Alex Maia, docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Também foi fundamental o apoio dos professores Hélio Miranda e Marcelo Mota, que forneceram orientação e colaboraram na captação de recursos para a viagem.

"Assim que conseguimos a vitória, os representantes da Gerdau vieram falar com a gente e deixaram clara a intenção de nos ter na empresa", comemora Helilton, frisando a presença de empresários das maiores companhias mundiais da área de siderurgia no evento.

A intenção dos estudantes premiados é treinar alunos novatos de Engenharia Metalúrgica por meio de um desafio interno, promovido pela própria UFC, para assim capacitá-los a disputar as próximas edições do torneio.

Fonte: Prof. Elineudo P. Moura, Coordenador do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC - (Fone: 85 3366 9969)