Alunos do Curso de Química desenvolvem pesquisas na Alemanha

Os alunos Débora Hellen Almeida de Brito (Iniciação Científica), Natália Rodrigues de Castro (Iniciação Científica), Ticiane Vieira de Paula Souza (Iniciação Científica), Igor Marques Cavalcante (doutorando) e Ana Paula Dantas de Lima (pós-doutoranda) embarcaram, no último dia 24, rumo a Tübingen, na Alemanha, onde passarão 12 meses.

Durante esse período, os jovens – integrantes do grupo de pesquisa coordenado pela Prof. Nágila Ricardo, do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais (Labpim – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica) – darão continuidade a seus estudos na Universidade de Tübingen.

Eles integram o projeto de pesquisa "Produção de Óleos Lubrificantes Biodegradáveis a partir de Matérias-Primas Renováveis através de Processo Sustentável", e as atividades desenvolvidas por eles na Alemanha serão reconhecidas como disciplina obrigatória de Estágio Supervisionado. Na pesquisa, matérias-primas regionais de origem vegetal e animal estão sendo utilizadas como fonte de suprimento para obtenção de biolubrificantes, constituindo-se como alternativa a vários insumos derivados do petróleo.

A utilização de materiais renováveis e biodegradáveis na produção de biolubrificantes está alinhada ao conceito atual de produção sustentável e responsabilidade ambiental, além de agregar, aos produtos resultantes, valores decorrentes de sua contribuição social e econômica para a nossa região.

O segmento de estudos na Alemanha faz parte do projeto Capes/DAAD/GIZ, no âmbito do Programa Novas Parcerias, iniciativa no conjunto das ações de cooperação acadêmica orientada pela demanda entre o Brasil e a Alemanha.

Fonte: Profª Nágila Ricardo, do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais – fone: 85 3366 9370