Pesquisa avalia satisfação com a IV Feira das Profissões

Imagem: Alunas de Biotecnologia mostram cartaz sobre cursoCom o objetivo de avaliar a produção da Feira das Profissões e conhecer melhor o perfil dos visitantes, o Programa de Educação Tutorial do curso de Estatística (PET-Estatística) da Universidade Federal do Ceará realizou uma pesquisa durante os três dias em que o evento foi realizado. Foram entrevistados 421 estudantes, uma amostra que propicia um nível de confiança de 95%.

Ao medir o grau de importância da feira para a escolha do curso de graduação, os estudantes deram nota média de 8,49. Em sua maioria, eles atribuíram conceito bom ou excelente a todos os aspectos: organização (85,2%), divulgação (66,2%), participação da escola (58,8%), infraestrutura (87,1%) e tempo disponibilizado para visitação (80,7%). O item mais bem avaliado foi clareza de alunos e professores ao darem informações sobre os cursos: 91,2%.

Dos entrevistados, 69,3% participavam da Feira das Profissões pela primeira vez, contra 30,7% que já a tinham visitado em outros anos. Um aspecto que potencializa a importância do evento é o percentual de estudantes que disseram não ter feira de profissões em suas instituições de ensino: 50,7%. Considerando apenas as públicas, 29,7% dos estudantes afirmaram existir essa atividade em suas escolas.

Proporcionalmente, 54,5% dos visitantes foram do sexo feminino e 45,5% do sexo masculino. A maioria, 82,6%, tinha idade entre 16 e 19 anos. Em termos de residência, 70,7% eram moradores de Fortaleza, 18,3% vinham da região metropolitana e outros 11% eram oriundos do interior do Estado. Em relação ao tipo de escola, estudantes de públicas de ensino regular e profissionalizante eram 44,3% e 9,5%, respectivamente, enquanto os de escolas particulares eram 44,5%.

METODOLOGIA – A pesquisa foi realizada on-line, utilizando recursos de rede sem fio, um notebook e um tablet para coleta de dados. Alunos "PETianos" e do curso de Estatística, além do tutor do PET-Estatística, prof. Júlio Francisco Barros Neto, foram os aplicadores da pesquisa.

A FEIRA – A Feira das Profissões da UFC foi realizada entre os dias 24 e 26 de outubro, no campus do Pici. Em sua quarta edição, superou a expectativa inicial de 70 mil visitantes e atraiu 90 mil estudantes em seus três dias. A estimativa é da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), com base nos ônibus de escolas públicas que chegaram ao evento. No ano passado, o público foi de 50 mil pessoas.

O reitor da UFC, Jesualdo Pereira de Farias, confirmou que este é um evento já consolidado no calendário acadêmico da instituição e destacou a importância da Feira: "Esta é uma excelente oportunidade para a Universidade mostrar para a sociedade o que ela oferece em termos de cursos de graduação". Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a Feira das Profissões contou, este ano, com o apoio da Etufor, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Fonte: Programa de Educação Tutorial do curso de Estatística – fone: 85 3366 9849