Seminário na FEAAC avalia o presente e projeta o futuro

Na última segunda-feira (13), a direção e professores da Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo (FEAAC) estiveram reunidos no Seminário de Inovação e Mobilização (SIM), que foi aberto, às 9h, com exposição do Reitor Jesualdo Farias, da UFC.

O encontro terminou às 18h. Seu objetivo foi fazer uma reflexão sobre a FEAAC de hoje e sobre o que quer ser no futuro, conforme esclarece o Diretor da Faculdade, Prof. Augusto César Cabral. A metodologia do Seminário de Inovação e Mobilização incluiu palestra do Prof. Augusto Cabral sobre indicadores, aspectos positivos e desafios e discussão, em grupos, de temas como Visão de Futuro e Cursos de Graduação. A atividade de hoje é um primeiro passo para um planejamento estratégico, informa o Diretor da Unidade.

É sempre um momento de grande importância quando a comunidade se reúne para discutir assuntos de seu interesse, assegurou o Prof. Jesualdo Farias, dando início à sua fala, na abertura do SIM. Em seguida, mostrou dados que atestam o crescimento da UFC nos últimos quatro anos, ressaltando sempre que os anos de atraso e sucateamento não se devem à gestão de nenhum Reitor do passado, mas à pouca importância dada ao ensino público  por governos anteriores. Lembrou o que o Reitor Ícaro Moreira previa quando se vislumbrava o processo de expansão: ”Vamos construir uma Universidade dentro da outra”. E complementou que se alguém, há 10 anos, projetasse a UFC atual, iriam dizer que essa pessoa estava louca.

O Reitor fez uma síntese do quadro atual da UFC citando os avanços em cada setor da Instituição, como o aumento de números de cursos de graduação e pós-graduação; a política de assistência estudantil, com a expansão das bolsas e da capacidade de absorver estudantes nas residências universitárias; a consolidação dos campi do Cariri,  Sobral e Quixadá e o fortalecimento da infraestrutura da Universidade. Citou, também, os R$ 6,5 milhões investidos na aquisição de livros para as bibliotecas. “Mas ainda temos muitos desafios pela frente”, admitiu o Prof. Jesualdo Farias, citando o programa de expansão, que prevê a criação dos campi de Russas, no Vale do Jaguaribe, e de Crateús, nos Inhamuns, e a melhoria contínua da qualidade do ensino de graduação e pós-graduação. Mas para se construir uma grande história  são necessários  a discussão e o trabalho coletivo, concluiu.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)