Instituto UFC Virtual cria Centro de Produção de Jogos

O Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará, oficializou a criação de seu Centro de Produção de Jogos (CPJ). A iniciativa, que reúne diversos professores do Instituto, organizará a produção de trabalhos na área, anteriormente desenvolvidos de forma independente por diversas equipes de pesquisa.

A intenção é que, em breve, o CPJ se consolide como fornecedor de serviços para projetos e empresas que envolvam tecnologias para o desenvolvimento de jogos digitais.

O Centro resulta da fusão de três projetos: o Jogo para Simulação de Situa-ções Críticas (viabilizado em parceria com o Itamaraty); os Laboratórios Virtuais de Física e o Jogo para Simulação de Procedimentos Laparoscópicos (fruto de colaboração com a Faculdade de Medicina). Integram a equipe docente do CPJ os professores Alysson Diniz, George Menezes, Gilvan Maia, Glaudiney Mendonça, Henrique Pequeno, Melo Júnior, Natal Chicca e Windson Viana.

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Alysson Diniz, a criação do Centro já era um desejo coletivo e foi uma consequência natural do fortalecimento da graduação em Sistemas e Mídias Digitais. Ele informa que se tratava de uma demanda do próprio Centro Acadêmico do curso. “Nossa intenção é atender aos anseios dos alunos e estabelecer efetivamente um grupo de criação de jogos, para que se possa colocar o Curso de Sistemas e Mídias Digitais e o Instituto UFC Virtual ainda mais à frente das inovações didáticas e tecnológicas”, sintetiza o pesquisador.

Fonte: Prof. Alysson Diniz, do Centro de Produção de Jogos do Instituto UFC Virtual - (fone: 85 3366 9205 / 8664 9712) / (E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)