Evento discute inovações nas áreas de Design e Arquitetura

Imagem: Em laboratório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, estudantes participam de workshopFortaleza sedia, de 13 a 16 de novembro, o XVI Congresso da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital – SIGraDi. Sob o tema "forma(in)formação", o evento reunirá grandes nomes mundiais do Design e da Arquitetura para a discussão de temas como: poéticas da criação, modelagem da informação e simulação, design de informação e interfaces, processos de projeto, ambiente colaborativo de apoio ao projeto, novos sistemas de produção, dentre outros.

Divididas em três fases, as ações do SIGraDi 2012 já estão em andamento através do SIGraDi.Lab. Desde 1º de outubro, o laboratório móvel está percorrendo diversas instituições de ensino superior que têm cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design e Artes nas capitais. O mais recente percurso do laboratório itinerante começou dia 5 de novembro, às 19h, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor), com uma palestra sobre o tema "fabricação digital". O ministrante foi o arquiteto e pesquisador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), Alex Garcia. O laboratório segue no local até o dia 9, nos três turnos, com a abordagem dos temas: modelagem da informação na arquitetura e no urbanismo, fabricação digital e processos paramétricos de projetos. As apresentações acontecerão no contêiner do SIGraDi.Lab, instalado ao lado da biblioteca da Unifor.

O SIGraDi 2012 promove ainda, de 7 a 12 de novembro, quatro workshops simultâneos, no Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará. São eles: "Shape Grammar", com a Profa. Gabriela Celani (Unicamp) e o Prof. Carlos Eduardo Vaz (UFPE); "Generative Components", com Hugo Mulder (Arup’s Advanced Technology) e Volker Mueller (Bentley Systems); "Fabricação Digital", com Gonçalo Henriques (doutorando FAUTL), Affonso Orciuoli (doutorando ESARQ-UIC) e Ernesto Bueno (doutorando ESARQ-UIC); e "Espaço e Movimento", com Alvaro Dorigo (Sugoi) e Mari Tosello (presidente da Sociedade Iberoamericana de Gráfica Digital). Tendo como público-alvo profissionais, estudantes e pesquisadores em Design, as aulas serão ministradas na Oficina Mestre Noza, do Museu de Arte da UFC (MAUC) e nos laboratórios do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do Congresso.

Imagem: Luminária projetada pelo aluno Yuri Catunda, do Curso de Arquitetura da UFCA abertura oficial do Sigradi 2012 será no Auditório da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 - Benfica), no dia 13 de novembro, às 18h, com palestra do Prof. Jorge Vieira, pesquisador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dentre os destaques da programação, haverá no dia 15, às 17h, uma palestra com um dos maiores nomes do Design mundial, o estudioso Gui Bonsiepe, que atuou como professor titular na Escola Superior da Forma (Hochschule für Gestaltung), em Ulm, na Alemanha.

Na ocasião, ele irá falar sobre "Retórica audiovisualística". Haverá ainda o lançamento dos livros "Design como prática de projeto", "Design, cultura e sociedade", de autoria do pesquisador, e "Historia del Diseño en América Latina y el Caribe", de Gui Bonsiepe em parceria com Silvia Fernández. Mais informações no site do Congresso

Fonte: Profª Aléxia Brasil, da comissão organizadora do SIGraDi – fone: 85 3366 7490