Capes recomenda Pós-Graduação em Artes da UFC

O Programa de Pós-Graduação em Artes (curso de mestrado acadêmico) do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A expectativa é de que a primeira turma de mestrandos inicie seus estudos no primeiro semestre letivo de 2013. O edital de seleção será lançado em breve.

Com área de concentração em Poéticas da Criação e do Pensamento em Artes, o novo mestrado tem como objetivo constituir um espaço de pesquisa, experimentação, invenção, criação e pensamento em artes, coerente com a complexidade do contexto sócio-histórico atual, visando incentivar a reflexão acerca das mudanças vigentes nos modos de entendimento e relação com a arte contemporânea. São duas as linhas de pesquisa: Arte e pensamento: das obras e suas interlocuções; e Arte e processo de criação: poéticas contemporâneas.

O curso destacará a transdisciplinaridade no incentivo a pesquisas que atentem para a multiplicidade contemporânea das poéticas e do pensamento em/de arte. Concentra-se na constituição de um plano de consistência crítico-criativa, considerando a arte em sua força política, afetiva e epistemológica. O Programa pretende incentivar pesquisas ligadas à visualidade, à performatividade, ao corpo, ao texto, ao som e às mediações técnicas.

Mais informações podem ser obtidas através do site do Programa.

Fonte: Profª Walmeri Ribeiro, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Cultura e Arte da UFC – fone: 85 3252 2282