Capes inscreve para Estágio Pós-Doutoral no Exterior

A Diretoria de Relações Internacionais da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está recebendo inscrições para seleção de candidaturas a bolsa destinada à realização de Estágio Pós-Doutoral no Exterior em diversas áreas do conhecimento. Podem concorrer pesquisadores doutores que atuem em atividade de docência e de pesquisa no Brasil.

A seleção de projetos aptos à concessão da bolsa será realizada por meio de três chamadas públicas anuais. A primeira delas é para estágios iniciados em setembro a dezembro do ano em curso, com inscrições até 1° de março. Para estágios de janeiro a abril (de 2013), inscrições de 3 de maio a 1° de julho e os de maio a agosto, o período de inscrições vai de 3 de setembro a 1° de novembro. A duração da bolsa varia de seis a 18 meses, sem prorrogação.

Conforme o Edital, a Capes concede auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas pelo bolsista, considerando o valor para o trecho conforme descrito na carta de concessão e definido por portaria da Capes. Os procedimentos relativos à reserva e compra dos bilhetes ficam por conta do candidato.

A Capes lembra ainda que o bolsista deverá antecipar providências relativas a informações sobre obtenção do visto de entrada no país de destino, considerando a impossibilidade de mudança da demanda originalmente proposta para o período do estágio no exterior. A implementação da bolsa se dá mediante a complementação dos documentos e confirmação da obtenção do visto para o país de destino. O edital pode ser acessado aqui.

Fonte: Bureau de Projetos da UFC - (fone: 85 3366 9472)