Professores da UFC são eleitos membros da Academia Brasileira de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicou, na última segunda-feira (12), o resultado da eleição de novos jovens cientistas na categoria Membros Afiliados para o quinquênio 2013-2017. Os cinco eleitos da região "Nordeste & Espírito Santo" são todos da Universidade Federal do Ceará, feito inédito. São eles: Eduardo Bedê Barros e Odair Pastor Ferreira, do Departamento de Física; Antonio Caminha Muniz Neto, do Departamento de Matemática; Celso Shiniti Nagano, do Departamento de Engenharia de Pesca; e Edson Holanda Teixeira, do Departamento de Patologia e Medicina Legal.

ABC – A Academia Brasileira de Ciências, criada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica para contribuir com o estudo de temas de relevante importância para a sociedade e com a proposição de políticas públicas correspondentes. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações.

A ABC recebe contribuições de seus membros individuais e corporativos e apoio financeiro de agências governamentais, principalmente as ligadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Atualmente possui um quadro de pouco mais de 700 membros, sendo uma das mais antigas associações de cientistas no País e reconhecida como a mais prestigiosa dessas entidades.

Fonte: Prof. Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e membro da ABC – fone: 85 3366 9818