Cinquentenário da Residência Médica será comemorado na UFC

Segue até 3 de março a Jornada Científica Anual dos Hospitais Universitários, cujo objetivo é expor as atividades em desenvolvimento nos Hospitais da Instituição e congregar médicos e demais profissionais da saúde. Em 2012, são comemorados os 50 anos do Programa de Residência Médica dos Hospitais da UFC, o mais antigo do Ceará.

A comemoração pre-vê apresentação da trajetória da residência nas diversas áreas (Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade) e homenagens a ex-residentes. “O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) têm estado na vanguarda em muito do que desenvolve a Medicina e a área da saúde no nosso Estado”, afirma o Superintendente do Complexo Hospitalar, Florentino Cardoso.

Atualmente, a Residência Médica da UFC, sob a coordenação do Prof. Salustiano Gomes de Pinho Pessoa, conta com 45 programas. No HUWC, a residência teve início em 1962; na MEAC, em 1966, embora, de acordo com Dra. Sílvia Bomfim, professora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Reprodutiva da MEAC, antes desse período já houvesse alguma manifestação da atividade.

Hoje, a Maternidade é campo de prática na residência em Ginecologia/Obstetrícia. “A maioria dos médicos que temos fez residência na UFC, e isso significa que os profissionais que aí estão, as lideranças, vieram de residências daqui”, ressalta a Dra. Sílvia.

A Jornada Científica Anual dos HUs/UFC 2012 é uma nova proposta implementada pelo atual Coordenador de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários da UFC, Prof. Renan Montenegro Jr. O evento acontecerá na Sala C da Biblioteca da Faculdade de Medicina da UFC e incluirá Curso Introdutório para Novos Residentes e Internos, Curso Teórico-Prático em Urgências e Emergências Médicas, apresentação de monografias de conclusão da residência e de trabalhos científicos por estudantes e profissionais da saúde.

Fonte: Divisão de Imprensa e Marketing do Hospital Universitário da UFC - (Fone: 85 3366 8186 / E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)