Administração Superior e estudantes de Jornalismo da Terra fazem acordo

Imagem: Estudantes e membros do MST fazem manifestação na Galeria de Ex-Reitores, na Reitoria da UFCA negociação envolvendo representantes da Universidade Federal do Ceará e estudantes do curso de Jornalismo da Terra da mesma instituição, ocorrida durante toda esta terça-feira (20), terminou com acordo entre as partes. Alunos desse e de outros cursos da Via Campesina ocuparam a Reitoria da Universidade no início da manhã de hoje e reivindicavam audiência com o Reitor Jesualdo Farias, que se encontra em viagem institucional.

A comissão que recebeu os estudantes foi formada pelos professores Ciro Nogueira Filho, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis; Denise Maria Corrêa, Pró-Reitora de Administração; Sandro Gouveia, Diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), unidade acadêmica à qual o Curso de Jornalismo da Terra é vinculado; Inês Vitorino, Vice-Diretora do ICA; Nonato Lima, Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC; Márcia Vidal, coordenadora do Curso de Jornalismo da Terra, e o servidor Gumercindo Pinho, que responde pela Divisão de Vigilância e Segurança da UFC.

Os manifestantes cobravam uma participação efetiva nos processos acadêmicos e administrativos do referido curso, além da garantia de hospedagem, transporte e alimentação por parte da Universidade durante o módulo presencial da formação, atualmente em andamento. Outra pauta era a valorização do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). De acordo com o Prof. Nonato Lima, as reivindicações fundamentais foram atendidas e a Reitoria já está sendo desocupada. Nos próximos 15 dias, serão empreendidos esforços para solucionar a pendência financeira relacionada ao módulo presencial anterior, realizado no mês de junho.

Hoje (21) pela manhã os alunos serão transferidos para o Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado no bairro São João do Tauape e vinculado ao Movimento Nacional dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A turma de 47 alunos, provenientes do Ceará e de diversos estados brasileiros, estava até então provisoriamente alojada na Quadra do CEU, no Centro de Humanidades. O Curso de Jornalismo da Terra foi iniciado em 2010, tendo como público-alvo jovens filhos e filhas de assentados do MST e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331