Projeto de extensão promove simpósio sobre a morte e o morrer

O 2º simpósio do projeto de extensão Espiritualidade, Saúde e Educação, da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas gratuitamente, até o preenchimento de 100 vagas. O evento terá como tema "espiritualidade e finitude: reflexões sobre a morte e o morrer" e acontecerá em 7 e 8 de dezembro, no Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina (Famed) da UFC (Rua Delmiro de Farias s/n – Rodolfo Teófilo, Campus do Porangabuçu), em Fortaleza.

O projeto é coordenado pela Profª Eliane Oliveira. Com ela, faz parte da comissão científica do simpósio a Profª Ana Maria Ponte, também da Famed/UFC. "Como educadores e médicos, vemos a necessidade contínua de reflexão sobre as várias dimensões do processo de morrer – religiosa, social, filosófica, biológica, familiar, espiritual e pedagógica – e sobre o desafio atual de morrer com dignidade, fase em que a pessoa mais precisa de proximidade e contato, pois a morte não é contagiosa", diz a Profª Eliane.

Podem participar alunos e professores das áreas de Saúde e Educação e demais interessados da comunidade externa.

Conheça a programação:

07/12 – 14h: palestra "Espiritualidade e finitude: reflexões sobre a morte e o morrer" – Profª Eliane Oliveira; 15h: "Reflexões de uma profissional de Saúde Mental sobre o processo de morte no Ocidente" – Profª Francinete Giffoni (Famed/UFC). Mesa-redonda para respostas a perguntas do público.

08/12 – 8h15min: "Psicologia da Morte" – Ana Siomara de Oliveira Ferreira, psicóloga do grupo de estudos em Perdas e Luto da UFC; 9h15min: "Experiência de quase morte" – Profª Eliane Oliveira.

Fonte: Profª Eliane Oliveira, do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8471