Coral Seios da Face estreia espetáculo quinta-feira no Sesc Emiliano Queiroz

Imagem: Cartaz do espetáculo "Sou Cantador", do Coral Seios da FaceO Grupo Vocal Seios da Face estreia na quinta-feira (22) o show "Sou Cantador" no Teatro Sesc Emiliano Queiroz (Av. Duque de Caxias, 1701 – Centro), às 20h. O Coral é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará surgido nos anos 1980 que leva ao palco vozes femininas ritmadas com instrumentos musicais e que reúne selecionado repertório, sob o comando da regente Alessandra Araújo.

A entrada inteira custa R$ 10,00, e a meia, R$ 5,00. Um quilo de alimento não perecível dá direito à meia entrada. O Grupo volta a se apresentar em 6 de dezembro no mesmo palco e horário, enquanto no dia 15 o cenário será o Sesc Iracema (às 21h), com entrada a R$ 6,00 (inteira) ou R$ 3,00 (meia).

A origem do coral remonta ao Projeto Coral da Área da Saúde, que surgiu no final dos anos 1980, com o objetivo de incentivar a prática de atividades artísticas dentro da Universidade. O coro era constituído por vozes masculinas e femininas e contava com a participação de alunos do Curso de Medicina, mas em 1997, com poucas vozes masculinas, as atividades do grupo passaram a ser desenvolvidas apenas por mulheres, tornando-se o Seios da Face. Em 1998, foi institucionalizado e tornou-se projeto de extensão da UFC, vinculado ao Departamento de Patologia e Medicina Legal, sob a orientação da Prof. Yacy Mendonça.

Sob a direção de Márcio Mattos, o coral montou os musicais "Cor de Rosa Choque" (1997), "Cabaret Noite Ocidental" (1999) e "Made In Brazil" (2000). Em 2004, veio o musical "Espiral de Sons", dirigido por Glairton Santiago, e em 2006 a regente Alessandra Araújo assumiu a batuta. Para comemorar os 10 anos do coral, em 2007, foi montado o espetáculo "Juntas num só ser", que além de proporcionar novas experiências artísticas ao grupo, abordou a temática do universo feminino numa reflexão sobre a construção da identidade da mulher brasileira.

Dando mostras de maturidade e criteriosa escolha do repertório, em 2009 o grupo montou o espetáculo "Só sei que foi assim...", que surgiu da vontade de tecer uma nova história cantando, juntamente com as novas músicas selecionadas, os hits que fizeram parte dos cinco musicais já montados. Em 2010, com o número reduzido de integrantes, o grupo iniciou o projeto Oficina de Música, buscando proporcionar às integrantes experiências como leitura musical, solfejo, consciência e sentido rítmico e indo, portanto, além do desenvolvimento e aprimoramento da técnica vocal, do canto coletivo e da prática da valorização cênica.

Fonte: Alessandra Araújo, regente do Coral Seios da Face – fone: 85 9766 6531