Mudança de paradigma na educação é tema de palestra nos Encontros Universitários

A Comunidade de Cooperação de Aprendizagem Significativa (CASa) da Universidade Federal do Ceará estará presente nos Encontros Universitários, que ocorrem até sexta-feira (23), no campus do Pici, em Fortaleza. No último dia do evento, o Prof. Wagner Wey Moreira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, apresentará a palestra "Do corpo à corporeidade: mudança de paradigma na educação", a partir das 15h.

Outra convidada será a Profª Márcia Maria de Oliveira Melo, da Universidade Federal de Pernambuco, que ministrará a palestra de abertura "Pedagogia(s) e docência(s) no ensino superior: constituição entre o uno e o plural", às 8h. O local das palestras será o auditório da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

O professor Wagner Wey Moreira é livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde participou da criação da Faculdade de Educação. É ainda professor da graduação e do mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e professor convidado do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. Além disso, é bolsista de produtividade do CNPq, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento, bem como consultor do CNPq e da Fapesp.

Sua palestra será precedida pela apresentação do Grupo Oré Anacã, coordenado pelo professor Marcos Campos, do Instituto de Educação Física e Esportes da UFC. O grupo existe desde janeiro de 2011 e propõe apresentar a forma de dança específica da cultura brasileira, pela perspectiva de formação artística e pedagógica de seus 30 integrantes. O show será às 14h, no hall da Prograd.

Márcia Melo é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho, em Portugal, e atualmente é professora adjunta da UFPE, onde integra o Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores. Faz parte ainda da Associação Nacional em Pesquisa em Educação (Anped).

BOLSISTAS – Além das palestras e do grupo Oré Anacã, a CASa será representada nos Encontros Universitários por seus dez bolsistas, que mostrarão trabalhos sobre a experiência na comunidade de aprendizagem significativa da UFC. Entre eles, estão os alunos Raíssa Veloso e Felipe Martins, do curso de Jornalismo, que apresentarão pôsteres, no dia 22, sobre o programa de rádio CASa Aberta, transmitido às sextas-feiras, às 16h, pela Rádio Universitária. Já a aluna de Publicidade Klenny Ellen apresentará, no mesmo dia, trabalho sobre a expansão das fronteiras da comunicação pela CASa. Também estarão nos Encontros Universitários os bolsistas Aliny Portela, Eduarda Talicy, Felipe Autran, Lucas Rafael, Isabella Alcântara, Janderson Amorim e Vanessa Ribeiro.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9496