Mais de 1,5 mil alunos realizam prova do Enade 2012

Mais de 1,5 mil estudantes da Universidade Federal do Ceará se submeteram no domingo (25) ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A prova teve início às 12h (horário local). O resultado deverá ser divulgado até 25 de dezembro.

Na UFC o exame foi realizado por 1.583 alunos concluintes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design de Moda, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Secretariado Executivo. Outros 862 alunos foram inscritos como ingressantes, mas estão dispensados da prova, pois essa avaliação já foi realizada via Enem. A lista dos estudantes inscritos está disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

A prova foi aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a mais de 587 mil estudantes em todo o país. Segundo a instituição, este ano não houve processo de amostragem, ou seja, todos os estudantes que concluem a graduação em 2012 deverão fazer a prova. No entanto, devido à recente greve das instituições de ensino superior, foram dispensados desta edição do Enade os estudantes que colariam grau em agosto deste ano, além dos matriculados em instituição estrangeira e dos calouros (ingressantes em 2012).

Criado em 2004, o Enade substituiu o Exame Nacional de Cursos (também conhecido como Provão) e é aplicado anualmente pelo Inep, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seu principal objetivo é avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.

Mais informações podem ser obtidas no blog do Enade da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020