Engenharia Agrícola promove workshop nos dias 6 e 7 de dezembro

O II Workshop de Pesquisa e Pós-Graduação em Engenharia Agrícola ocorrerá de 6 a 7 de dezembro de 2012 no Departamento de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Pici. O programa engloba comunicações, minicursos e palestras. Os interessados em fazer os minicursos devem inscrever-se mediante e-mail para o coordenador do evento, Prof. Daniel Dalbieno (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). O restante da programação é aberta ao público.

Os minicursos programados são: SWAT (Soil and Water Assessment Tool: Ferramenta de avaliação de solo e água), com a Profª Maria Simas (20 vagas), em 4 de dezembro, das 18h às 20h, e 5 de dezembro, das 14h às 18h; Software Mendley, com o Prof. Jonathan Alves (20 vagas), em 4 de dezembro, das 18h às 20h, e 5 de dezembro, das 14h às 18h.

O evento geral começa em 6 de dezembro, às 8h. Após a abertura, a Profª. Maria João Simas Guerreiro faz palestra sobre proteção dos recursos hídricos numa perspectiva europeia. Às 10h20min, o Prof. Pedro Fernandes Dantas fala sobre captação de água in situ em áreas do semiárido paraibano.

A partir das 14h, acontecem sessões temáticas por área de concentração com participação dos pesquisadores convidados e apresentações orais dos alunos. Os assuntos em pauta são "engenharia de sistemas agrícolas, irrigação e drenagem" e "manejo e conservação de bacias hidrográficas no semiárido".

Em 7 de dezembro, às 8h, o Prof. Julien Daniel Pierre Burte fala sobre os pequenos vales aluviais nos semiáridos tunisianos e nordestinos: análise comparativa das trajetórias históricas e evolução desses verdadeiros oásis. Às 9h10, a palestra é do Prof. João Paulo Rodrigues Alves Delfino Barbosa sobre como conhecer e antecipar respostas funcionais de plantas às mudanças globais. Às 10h40min, o Prof. Kleber Pereira Lanças faz palestra sobre Pós-Graduação no Brasil na área Agrícola - novos rumos. Às 14h, acontece mesa- redonda para definição de metas e estratégias para o novo triênio de avaliação do programa. O encerramento está previsto para as 17h.

Fonte: Prof. Claudivan Feitosa de Lacerda, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola – fones: 85 3366 9754 / 85 3366 9756