Reitor inaugura novas instalações no Departamento de Química

Inauguração de novas instalações no Departamento de QuímicaDando continuidade ao calendário de inaugurações agendado para este mês e início de março, o Reitor Jesualdo Farias participou na manhã do último dia 29 de solenidade no Departamento de Física Orgânica e Inorgânica, no Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará.

Foram inaugurados um Bloco Didático – conhecido no campus do Pici como "Bloco dos Bichos" – e Laboratórios de Química e de Pesquisa em Química. A Diretora do Centro de Ciências, Profª Simone da Silveira Sá Borges, mostrou-se feliz com a melhoria na infraestrutura, que favorece alunos e professores e constitui-se em mais um passo para a excelência. Citou o Reitor Ícaro Moreira, que pertenceu ao Departamento, como um idealista que sempre sonhou com avanços para o Departamento.

O discurso da Profª Regina Célia Monteiro de Paula, Chefe do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica, foi de agradecimento à Administração Superior da UFC, fazendo questão de ressaltar a disponibilidade do Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira. Agradeceu, também, a compreensão de docentes e alunos que conviveram, por dois anos, com as obras de ampliação e construção.

Ressaltando que um gestor público tem a obrigação de prestar contas do que faz à comunidade, o Reitor Jesualdo Farias fez um balanço das realizações de sua gestão nos últimos três anos. Lembrou, porém, que as realizações não são do Reitor, mas de toda a comunidade universitária, que compreende o objetivo do projeto em andamento. Um projeto, ecordou, iniciado com o Prof. Ícaro Moreira, "de quem tive a honra de ser o Vice-Reitor".

Novas instalações no Departamento de QuímicaA UFC é uma comunidade formada por mais de 50 mil pessoas e esse dado passa despercebido por muitos, disse o Prof. Jesualdo Farias, lembrando que apenas 17% das cidades cearenses têm população igual ou maior do que a da Universidade. E observa que a comunidade universitária é mais complexa do que um município e requer as mesmas atenções com relação à manutenção de rede elétrica, segurança, equipamentos, limpeza urbana etc.

O Reitor citou os avanços na infraestrutura e destacou também o que foi feito no setor de recursos humanos, com contratação de professores e servidores técnico-administrativos. Fez questão de destacar, também, a ampliação das 17 bibliotecas da UFC e o que foi investido em livros impressos e eletrônicos. Falou da política de assistência estudantil que se amplia com a construção de uma nova residência universitária, ampliação do numero de refeições oferecidas nos restaurantes universitários e as bolsas para alunos de graduação e pós-graduação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7330)