Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Dossiê sobre agrotóxicos será lançado nesta segunda-feira

O Comitê Ceará da Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida lança nesta segunda-feira (3), às 14h, no Auditório da Zootecnia, Campus do Pici, a terceira parte do dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) referente aos estudos realizados sobre utilização de agrotóxicos no Brasil, país recordista nesse campo. Essa parte do dossiê foi elaborada por uma equipe de 19 pesquisadores de várias partes do Brasil e contou com a coordenação da Profª Raquel Rigotto, do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas), vinculado ao Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará.

Junto com o dossiê, de natureza acadêmica, a Profª Raquel Rigotto informa que será lançado um almanaque para difusão dos dados do estudo junto às comunidades agrícolas. A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida surge após os sucessivos recordes, alcançados pelo Brasil, de maior consumidor de agrotóxicos. Divulgados durante o II Seminário sobre Mercado de Agrotóxicos e Regulação, realizado em Brasília em abril de 2012, dados do Comitê Ceará da Campanha, bem como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Observatório da Indústria dos Agrotóxicos da Universidade Federal do Paraná, informam que, enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93%, o brasileiro aumentou 190%.

Em 2008, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e assumiu o posto de maior mercado mundial de agrotóxicos. Mais informações no site da Campanha.

Fontes: Profª Raquel Rigotto, Coordenadora do Núcleo Tramas – fone: 85 3366 8045 / Iara Fraga, do Comitê Estadual da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida – fone: 85 8730 8801

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300