UFC Virtual discute Educação a Distância em evento em Beberibe

O Instituto Universidade Virtual (UFC Virtual) realizará seu I Encontro de Avaliação e Planejamento em 7 e 8 de dezembro. O objetivo é aprofundar as discussões na Universidade Federal do Ceará acerca dos projetos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Secretaria de Educação Básica (SEB), ambas do Ministério da Educação (MEC).

O evento será realizado em Beberibe, com a participação do Pró-Reitor de Graduação, Custódio Almeida, de representantes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e MEC, além de professores, tutores e bolsistas do UFC Virtual.

Ao longo de 2011 e 2012, a UFC, por meio do UFC Virtual e da Pró-Reitoria de Extensão, desenvolveu projetos de produção de tecnologias digitais educacionais e ofereceu cursos de extensão e aperfeiçoamento para a formação de técnicos educacionais e professores da Educação Básica de toda a rede pública de ensino no Estado do Ceará, e de outros estados brasileiros. As ações foram realizadas na modalidade de ensino semipresencial com a utilização de tecnologias de informação e comunicação e ambientes virtuais de aprendizagem.

Os projetos possibilitaram o envolvimento de professores, profissionais técnicos, servidores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFC em ações de ensino, extensão e pesquisa. Dentre as atividades, foram desenvolvidas: a formação de professores e tutores; a produção de material didático digital, livros e artigos; a oferta de cursos para professores e técnicos da Educação Básica; a qualificação de professores nos polos de ensino e redes de educação pública estadual e municipal do Ceará; além do desenvolvimento de tecnologias e metodologias de ensino e da criação de grupos e laboratórios de pesquisa.

Mais informações pela Internet.

Fonte: Prof. Francisco Herbert Lima Vasconcelos, coordenador geral dos projetos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e da Secretaria de Educação Básica/ SEB-MEC na UFC – fones: 85 3366 9024 / 85 9987 4600